Segundo o acompanhamento feito pelo Portal do Sudoeste Paulista, único órgão regional de imprensa a realizar esta medição, os números de contaminação pelo novo coronavírus na região composta por 32 municípios, crescem a cada dia, não de forma exponencial como muitos previam, pelo menos até o momento, mas diariamente novos casos são registrados.
Uma mulher de Arandu, internada na Santa Casa de Avaré no dia 27 de março e, dois dias após, já no HC de Botucatu, entrou em óbito, se tornou o primeiro caso de contaminação, como também de morte por Covid-19 na região. Lembrando que o resultado oficial deste caso só saiu ontem, 30 de abril.
Segundo os números coletados pela redação, perante os órgãos de saúde de cada município citados nesta reportagem, no dia 15 eram 19 casos confirmados de Covid-19 na região Sudoeste Paulista, no dia 19 já eram 25 casos, após 10 dias da primeira medição regional, no sábado, 25, a contaminação pelo novo coronavírus chegaram a 52 casos. Neste feriado de 1º de Maio, chegamos a 76 casos.
6 municípios registravam a doença, no dia 15, depois, no dia 19 saltou para 8, depois para 9, agora são 11 a registrarem a doença.
Começando por Avaré, considerado o epicentro da pandemia na região, até este feriado de primeiro de maio, 3 casos suspeitos aguardam resultado de exames, 23 casos confirmados, sendo que: 18 ambulatoriais (dos quais 9 estão em isolamento domiciliar, 9 curados, 3 hospitalizados na Santa Casa de Avaré e 2 óbitos.
Em Itapeva, junto de Avaré, as maiores cidades do Sudoeste Paulista, foi registrado nesta última sexta-feira, o 10º caso. Segundo o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus do município, o paciente é do mesmo círculo social do 9º caso positivo e tem idade abaixo de 60 anos. Referente aos 10 casos, 2 estão em acompanhamento domiciliar e 8 casos já tiveram alta por cura, sem nenhuma morte.
Chegando a Capão Bonito, o município registrou novos casos nos últimos dias, a exemplos dos já citados, chegando a 8 casos positivos. Desses, 4 pacientes já estão curados, 1 está em quarentena e 3 morreram.
Em Itararé, desde o primeiro levantamento regional realizado pelo Portal, os números não se alteraram, ficando nos 2 casos. 1 de uma itarareense de 58 anos, internada na Capital paulista há mais de 30 dias, e de um homem, sem comorbidades, em isolamento domiciliar.
Também permaneceu com os números inalterados desde o último levantamento, realizado no dia 25 último, os municípios de Fartura, com 6 casos confirmados (4 já recuperados, 1 em isolamento e 1 óbito); Ribeirão Branco, com apenas 1 caso; Taquarituba com 2, Cerqueira César com os 2 casos, estes de paulistanos que vieram já doentes, passar o feriado de Tiradentes na cidade como também Timburi, com 1 caso positivo onde suspeita-se que o contágio aconteceu durante o feriado passado.
Quanto a Arandu, o primeiro município a registrar a contaminação na região Sudoeste Paulista, com a confirmação positiva do óbito, a cidade passa a ter 3 mortes, 7 curados e 1 novo caso (paciente de 55 anos) divulgado hoje, 1º de maio. Portanto Arandu chega agora a 11 casos da doença.
Por fim, Piraju, o 11º município a registrar a doença na região, confirmou que até esta sexta-feira, que a cidade chegou a 10 casos, desses 8 já foram curados e 2 estão internados ou em isolamento.
Portanto o Sudoeste Paulista registra até este primeiro dia de maio, dia do trabalhador, 76 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, com 9 mortes, isso há exatos 33 dias da primeira morte causada pela doença na região.