A quantidade de precipitação que atingiu o município de Itapeva, nesta quinta-feira, 7, deixou estrados e mais uma vez, a evidência de que nossas cidades não foram projetadas para fortes chuvas. Se dizemos que a natureza deixou estrago, é somente forma de expressão, pois danos derivados de chuvas são na verdade, a prova da incapacidade de nossos líderes políticos.
De acordo com a Defesa Civil de Itapeva, foram cerca de 50 mm de chuvas que foram suficientes para alagar ruas, derrubar árvores e provocar o caos.
Ainda de acordo com a Defesa Civil de Itapeva, a chuva caiu das 14h às 15h30 com muita força e entre 15h30 e 17h30 apenas um chuvisco, intercalando ainda com pontos fortes e fracos.
Em diversos trechos da cidade foram registrados alagamentos, porém sem danos materiais nas vias. Não houve registro de vítimas, somente muito susto.
Além dos alagamentos na região central da cidade de bairros periféricos, nessa madrugada desta sexta-feira (08), uma grande árvore caiu na Avenida Acácio Piedade.
Conforme a Defesa Civil, provavelmente em razão da umidade do solo, a queda da majestosa árvore atingiu duas residências próximas.
Uma delas foi interditada pois atingiu a cozinha e a outra teve danos somente na parte da lavanderia, não havendo necessidade de interdição.
Os moradores da casa interditada foram abrigados por familiares. A Defesa Civil e Prefeitura Municipal ainda trabalham junto aos estragos e na poda de árvores quebradas ou caídas.