5dc21ac141225-jornalsudoestepaulista1

7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa

Pacto Federativo apresentado nesta terça-feira, 5, prevê a extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes.
5dc21ac141225-jornalsudoestepaulista1

7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa

Pacto Federativo apresentado nesta terça-feira, 5, prevê a extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes.
7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista
7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista
7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista
7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista
7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista

Dos 32 municípios que compõem a região Sudoeste Paulista, 7 podem deixar de existir se a proposta do Pacto Federativo, apresentado hoje (5) pelo Governo Federal ao Congresso for aprovada. Confira mapa da região abaixo.

As mudanças estão propostas em uma das três PECs preveem a incorporação a municípios vizinhos das cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total.

De acordo com o Ministério da Economia, há, atualmente, 1.254 municípios que seriam incorporados pelos vizinhos e deixariam de existir, economizando assim, com os custos cada vez maiores de suas prefeituras e câmaras de vereadores.

Timburi, Sarutaiá, Tejupá, Óleo, Coronel Macedo, Barão de Antonina e Bom Sucesso de Itararé se encaixam na proposta e podem desaparecer do mapa.

Timburi, com 71 anos de emancipação, conta segundo o último levantamento do IGBE, com apenas 2.646 habitantes.

Vizinha de Timburi, o município de Sarutaiá, com 60 anos idade, conta 3.622 habitantes e também está na lista.

Fazendo limite territorial com Sarutaiá, a pequena Tejupá seria outra a sumir do mapa, pois conta com apenas 4.809 habitantes.

Criado há 102 anos atrás, o município de Óleo seria outro a perder prefeitura e Câmara. A cidade conta com aproximados 2.652 habitantes.

Coronel Macedo, é um caso interessante, pois segundo o último senso, conta com 5.001 habitantes, ou seja, com um morador a mais. Dependendo do critério de receita maior ou menor, o município criado em 1965, certamente é um dos candidatos a desaparecer do mapa.

Fundado também em 1965, Barão de Antonina, seria outro município que deixaria de existir. O último senso contabilizou apenas 3.116 habitantes.

Com apenas 26 anos de idade, o município de Bom Sucesso de Itararé, seria outro que deixaria de existir, pois tem apenas 3.571.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que esse foi um tema levado ao governo por lideranças políticas, em conversas neste primeiro ano de mandato do presidente Jair Bolsonaro. “Seguramente não foi um economista do nosso grupo que lançou isso lá. Normalmente, é sempre uma liderança política que chega e fala: ‘Está acontecendo um negócio aqui’. E são lideranças políticas experientes, e eles têm lá os combates deles. Nós vamos assistir isso aí”, destacou o economista.

Ainda egundo ele, quem deve decidir se os municípios devem ter 5 mil, 3 mil ou 10 mil habitantes não é o ministro da Economia. “Não tem nada mais oportuno do que deixar o Congresso decidir isso. A gente vai, estimula, e eles têm total decisão de falar: tira isso ou deixa isso”, afirmou.

Por sua vez, o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, avaliou que essas propostas terão um “longo período de discussão” no Legislativo, portanto, tais municípios que estão na mira da inexistência, não deixarão de existir ‘a toque de caixa’, mas num futuro não tão distante, certamente o mapa brasileiro será redesenhado, como também o mapa do Sudoeste Paulista.

 

7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista

Pacto Federativo apresentado ao congresso pode afetar 7 municípios da região Sudoeste Paulista – Foto Agência Brasil

 

7 municípios da região Sudoeste Paulista podem desaparecer do mapa - sudoestepaulista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *