Autoridades, servidores, alunos e ex-alunos se reuniram na sede da Academia de Polícia (Acadepol), no Butantã, zona oeste de São Paulo, nesta sexta-feira (6) para celebrar os 100 anos da instituição.
Consoante com Isabelle Amaral, da Comunicação da SSP – Secretaria de Segurança Pública do Estado SP, o local é a base dos esclarecimentos de crimes em todo o estado, uma vez que é lá onde os profissionais que hoje atendem a população e atuam como associados da Justiça, se tornam, efetivamente, delegados, investigadores, escrivães e médico-legistas.
Entre os pilares de ensinamento na Acadepol estão os direitos humanos, investigação, criminologia, tecnologia, tiro ao alvo, entre dezenas de outras matérias que tornam cada aluno pronto para exercer o trabalho policial.
“É uma honra estar à frente da Secretaria da Segurança Pública justamente quando a Academia de Polícia completa 100 anos de existência. É aqui que todo policial civil sai apto para o trabalho, depois volta em busca mais conhecimento, especialização, tudo isso para fazer a diferença lá fora na vida da sociedade”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, durante o evento.
Além da celebração do aniversário, houve ainda a formatura de 30 delegados no Curso Superior de Polícia, uma especialização de oito meses que, agora, deu título de especialistas em gestão em segurança pública aos formandos.
A turma, além das aulas na Acadepol, teve a oportunidade de viajar para os Estados Unidos para acompanhar como funciona a polícia de lá.
Eles contam que, apesar de aprimorar os conhecimentos e da troca de experiência com os agentes americanos, os policiais do estado paulista não ficam para trás no quesito de investigação, resolução de crimes e até mesmo tecnologia.