Cuidado com as bitucas de cigarro

Aos fumantes e usuários de estradas: o cigarro é problema seu, mas o que faz com a bituca é interesse público

Concessionária alerta sobre riscos de queimadas nas estradas.
Cuidado com as bitucas de cigarro

Aos fumantes e usuários de estradas: o cigarro é problema seu, mas o que faz com a bituca é interesse público

Concessionária alerta sobre riscos de queimadas nas estradas.
Aos fumantes e usuários de estradas: o cigarro é problema seu, mas o que faz com a bituca é interesse público - sudoestepaulistaAos fumantes e usuários de estradas: o cigarro é problema seu, mas o que faz com a bituca é interesse público - sudoestepaulistaAos fumantes e usuários de estradas: o cigarro é problema seu, mas o que faz com a bituca é interesse público - sudoestepaulistaAos fumantes e usuários de estradas: o cigarro é problema seu, mas o que faz com a bituca é interesse público - sudoestepaulistaAos fumantes e usuários de estradas: o cigarro é problema seu, mas o que faz com a bituca é interesse público - sudoestepaulistaAos fumantes e usuários de estradas: o cigarro é problema seu, mas o que faz com a bituca é interesse público - sudoestepaulistaAos fumantes e usuários de estradas: o cigarro é problema seu, mas o que faz com a bituca é interesse público - sudoestepaulistaAos fumantes e usuários de estradas: o cigarro é problema seu, mas o que faz com a bituca é interesse público - sudoestepaulistaAos fumantes e usuários de estradas: o cigarro é problema seu, mas o que faz com a bituca é interesse público - sudoestepaulistaAos fumantes e usuários de estradas: o cigarro é problema seu, mas o que faz com a bituca é interesse público - sudoestepaulistaAos fumantes e usuários de estradas: o cigarro é problema seu, mas o que faz com a bituca é interesse público - sudoestepaulistaAos fumantes e usuários de estradas: o cigarro é problema seu, mas o que faz com a bituca é interesse público - sudoestepaulistaAos fumantes e usuários de estradas: o cigarro é problema seu, mas o que faz com a bituca é interesse público - sudoestepaulistaAos fumantes e usuários de estradas: o cigarro é problema seu, mas o que faz com a bituca é interesse público - sudoestepaulistaAos fumantes e usuários de estradas: o cigarro é problema seu, mas o que faz com a bituca é interesse público - sudoestepaulistaAos fumantes e usuários de estradas: o cigarro é problema seu, mas o que faz com a bituca é interesse público - sudoestepaulistaAos fumantes e usuários de estradas: o cigarro é problema seu, mas o que faz com a bituca é interesse público - sudoestepaulistaAos fumantes e usuários de estradas: o cigarro é problema seu, mas o que faz com a bituca é interesse público - sudoestepaulistaAos fumantes e usuários de estradas: o cigarro é problema seu, mas o que faz com a bituca é interesse público - sudoestepaulista
Aos fumantes e usuários de estradas: o cigarro é problema seu, mas o que faz com a bituca é interesse público - sudoestepaulista
Aos fumantes e usuários de estradas: o cigarro é problema seu, mas o que faz com a bituca é interesse público - sudoestepaulistaAos fumantes e usuários de estradas: o cigarro é problema seu, mas o que faz com a bituca é interesse público - sudoestepaulista

O texto abaixo de autoria da CCR SPVias não cita o problema, mas é sabido que as malditas bitucas de cigarro é o responsável pela maioria das queimadas em períodos de estiagem e, o culpado são os fumantes, incapazes de cuidar da própria saúde, ainda ateiam fogo na vegetação lindeira às rodovias e estradas rurais.

 

Durante o período de estiagem, os incêndios às margens das rodovias se tornam mais frequentes. Ainda assim, entre 1º de janeiro e 25 de agosto de 2025, a SPVias registrou 58 ocorrências, uma redução de 46,79% em relação ao mesmo período de 2024, que teve 109 casos, época mais seca que a atual.

 

A queda reflete uma combinação de fatores, como maior conscientização da população, condições climáticas menos severas e o uso de tecnologias que ampliam a capacidade de resposta.

 

A SPVias, concessionária da Motiva, intensificou o monitoramento com o apoio da plataforma SMAC, da Climatempo, que identifica focos de incêndio e plumas de fumaça em tempo real por meio de dados de satélite e georreferenciamento.

 

“O SMAC nos permite agir com mais agilidade e precisão”, afirma Neucelia Cevalhos, coordenadora de eficiência operacional. A ferramenta também oferece previsões de risco para até 15 dias, o que contribui para ações mais estratégicas, como destaca Kleber Rufino, coordenador de operações.

 

Apesar da redução, o tempo seco ainda exige atenção: das 58 ocorrências registradas neste ano, 26 foram registradas no mês de agosto. A SPVias orienta motoristas e moradores a evitarem queimadas, descartarem lixo corretamente e acionarem os canais de emergência ao identificarem fumaça ou fogo.

 

Durante o período crítico, caminhões-pipa, viaturas com abafadores e equipes treinadas estão prontos para atuar. Em casos mais graves, o Corpo de Bombeiros é acionado. Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) também informam os motoristas em tempo real, reforçando o compromisso com a segurança nas rodovias.

 

Aos fumantes e usuários de estradas: o cigarro é problema seu, mas o que faz com a bituca é interesse público - sudoestepaulista

Foco de incêndio e fumaça na altura do km 113 da Rodovia Antônio Romano Schincariol (SP127) – Crédito SPVias

 

Dicas para motoristas

 

A fumaça nas rodovias compromete a visibilidade e pode provocar acidentes, inclusive durante o dia. Por isso, ao identificar sinais de queimadas, o motorista deve:

 

• Acionar a concessionária por ligação o whatsapp pelo número 0800 703 5030.

• Fechar os vidros do veículo.

• Manter distância segura do veículo à frente.

• Trafegar com o farol baixo aceso.

• Procurar um local seguro para estacionar e nunca parar na faixa de rolamento. A SPVias conta com 10 SAUs (Serviços de Atendimento ao Usuário) ao longo do trecho.

• Jamais atravessar a parede de fumaça.

Movimento Afaste-se

 

Ao se deparar com atendimento na rodovia, lembre-se:

 

A SPVias reforça a campanha Movimento Afaste-se, que orienta os motoristas a mudarem de faixa sempre que possível e seguro ao se aproximarem de atendimentos no acostamento. Caso não seja viável, recomenda-se reduzir a velocidade em até 40 km/h abaixo do limite da via, contribuindo para a segurança dos profissionais que atuam nas rodovias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *