Após Lula culpar os gordos pela fome no Brasil, devemos lembrar do Dia Mundial da Obesidade

Secretaria da saúde diz que atendimentos relacionados à obesidade crescem 35,7% na rede estadual de saúde.

A obesidade é considerada um problema de saúde mundial, muitos cientistas dizem ser o mal do século, entretanto, depois que o presidente Lula culpou os gordos pela fome no Brasil, o tema ganhou mais luz e, neste sábado, 4, o Portal do Sudoeste Paulista, lembra que nesta data, celebra-se o Dia Mundial da Obesidade.


Na verdade, nada tem a ver com a fome, mas o problema é sério. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) identificou um aumento de 35,7% no número de atendimentos relacionados à obesidade. Foram realizados cerca de 18,2 mil procedimentos ambulatoriais e hospitalares relacionados à doença em toda a rede estadual de saúde, sendo cerca de 7,7 mil em 2021 e 10,5 mil em 2022.


A fim de prevenir a obesidade e suas complicações, o Dia Mundial da Obesidade – celebrado neste sábado (4) – tem por objetivo apresentar dicas para manter uma alimentação saudável, além de reforçar a importância da realização de atividades físicas para garantir mais qualidade de vida.

A nutricionista do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, Franciane Roberta Fontana Villagra, enfatiza a relevância do dia para a criação de medidas sobre o tema: “A data incentiva a adoção de soluções práticas para alcançar e manter um peso saudável. Além disso, reitera a necessidade do tratamento e do acompanhamento da doença por profissionais capacitados”.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são consideradas obesas pessoas com o IMC (Índice de Massa Corpórea) igual ou acima de 30kg/m². O recomendado é que seja no máximo 25kg/m². A avaliação do estado nutricional por meio do IMC é recomendada pela OMS e seu cálculo é estimado na relação de peso e altura. Existem três estágios na obesidade: a grau um (IMC 30kg/m²), grau dois (IMC 35kg/m²) e grau três (IMC 40kg/m²). Para calcular o Índice de Massa Corpórea, é necessário dividir o peso pela altura ao quadrado.


Fique atento para as causas e sintomas, apontados abaixo e assim, não ser responsabilizado publicamente pelo “presidente” pela fome no Brasil.


Causas da obesidade

-Excesso de peso;
– Compulsão alimentar;
-Ausência de exercícios físicos;
-Alimentação pouco saudável;
-Sedentarismo.


Sintomas

-Falta de ar;
-Dores corporais devido ao excesso de esforço para suportar o peso, o que ocasiona desconforto nos joelhos, pernas e costas;
-Roncos e apneia do sono;
-Infertilidade e impotência por conta da deficiência de fluxo sanguíneo e alterações nos hormônios;
-Ansiedade e depressão.


Dicas para não aumentar o peso

– Evitar o consumo de alimentos industrializados;
– Se alimentar de três em três horas;
– Trocar alimentos calóricos por outros mais saudáveis como legumes, verduras e frutas;
– Beber bastante água.

Cegarra Imóveis

BOM DA PESCA

Santa Cruz – Funerária

CASA DO MECÂNICO

Modelar Box

ADS

BELLA PIZZA

LPNET

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *