Atividades do PROERD retornam à região do 53º BPM/I, após pausa causada pela pandemia - sudoestepaulista

Atividades do PROERD retornam à região do 53º BPM/I, após pausa causada pela pandemia

Programa proativo de combate as drogas atende crianças das redes municipais de ensino.

Após um longo período de restrições em razão da pandemia do Coronavírus, no final do mês de fevereiro último, teve início a retomada das atividades do PROERD em toda a área da 53º Batalhão de Polícia Militar do Interior.


Desde 1983, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, tem liderado as ações de prevenção ao abuso de drogas, através dos esforços colaborativos entre a Polícia Militar, o sistema de educação e as teorias científicas sobre prevenção são certamente o diferencial desse programa.


Na década de 1990 a Polícia Militar do Estado de São Paulo sensibilizada pelo crescente crime de tráfico de drogas e com os crimes decorrentes de uso, associada ao clamor de pais e familiares que buscavam soluções imediatas para parentes dependentes químicos quando da intervenção policial, fez com que a Instituição direcionasse parte de seu efetivo para a prevenção primária ao uso de drogas, assim o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, teve sua implantação em 1993 com a primeira turma de instrutores formados na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), contando com a participação de mentores da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), sob a supervisão e atualização do Tenente Steave Kayser, do Los Angeles Police Departament – LAPD.


Desde a criação do 53º BPM/I (2006), a Unidade formou cerca de 30.000 crianças, as quais receberam orientações de prevenção ao uso e abuso de drogas, e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas.


O PROERD desenvolve um conjunto de ações preventivas contra as drogas e a violência, apoiando iniciativas com a família, estudantes e professores, sendo aplicado aos alunos de forma dinâmica e divertida, além de oferecer várias atividades interativas, participação de grupos e aprendizado cooperativo, que foram projetados para estimularem os estudantes a resolverem os principais problemas na sua vida, como autoconhecimento e autogerenciamento, tomada de decisão segura, responsável e saudável, compreensão dos outros (alteridade), habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal e habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.


O intuito é encorajar as crianças, em idade escolar, a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência. Oferece ainda estratégias para desenvolvimento da competência social, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões, resolução de conflitos e objetivo de vida.

Atividades do PROERD retornam à região do 53º BPM/I, após pausa causada pela pandemia - sudoestepaulistaAlunos da rede municipal de ensino de Avaré durante a última formatura do Proerd, antes da pandemia

SS Consultoria

Cegarra Imóveis

BOM DA PESCA

Santa Cruz – Funerária

CASA DO MECÂNICO

Modelar Box

ADS

BELLA PIZZA

LPNET

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *