O Governo do Estado SP destinou verba para todos os municípios paulistas para o combate a dengue, no entanto, pelos números e pelo ‘estado de epidemia’ decretado recentemente, os valores parecem não estar sendo bem aplicados.
Conforme o divulgado pelo Governo SP, Avaré recebeu R$ 458.960.00. Pelos números divulgados nessa segunda-feira, 17, pela Secretaria da Saúde de Avaré, o combate é um fracasso absoluto. Mas e o dinheiro?
De acordo com o boletim epidemiológico, Avaré registrou 568 notificações de dengue em 2025, das quais 259 foram confirmadas como positivas, 272 tiveram resultado negativo e 37 seguem em investigação.
Além disso, três pacientes estão internados na Santa Casa de Misericórdia de Avaré devido a complicações da doença.
A Saúde Pública se mostrando incapaz, mesmo com dinheiro, reforça a importância da prevenção contra a dengue, orientando a população a eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença.
Medidas como não deixar água parada em recipientes, manter caixas d’água tampadas e descartar corretamente pneus e outros objetos que possam acumular água são essenciais para o combate ao vetor.
Covid-19
A pasta divulgou também os casos de Covid-19. O boletim apontou que, entre os dias 7 e 13 de março, o município teve 42 notificações, com 7 casos positivos.
Em relação à Covid-19, a pasta reforça a necessidade de cuidados contínuos, como higienização das mãos, uso de máscaras em locais de risco e a atualização do esquema vacinal.
A Secretaria da Saúde segue monitorando os casos e pede o apoio da população na adoção de medidas preventivas para evitar a disseminação dessas doenças.

Dados fornecidos pelo Governo do Estado SP