Segundo o coletado pela redação junto ao Corpo de Bombeiros de Itapeva, uma guarnição daquela Estação estava a caminho da ocorrência, envolvendo o afogamento, por volta das 15h45, deste domingo, 16, até que pelo trajeto se deparou com o caminhão em chamas pela SP-258, conforme noticiamos.
A equipe abortou a ocorrência para dar rápido início ao combate às chamas que ameaçavam atingir o cavalo trator da Carreta, ao passo em que outra equipe com mergulhadores se descolou até o local, conhecido como Cachoeira do Saltinho, município de Itaberá.
Como estava para o sol se pôr, os mergulhadores realizaram as primeiras buscas através da técnica de mergulho livre, sem equipamentos, até o cair da noite, todavia, sem sucesso.
De acordo com o Comandante daquela Estação, o Tenente Thiago Freitas, relatos de populares diziam que a vítima estava nadando no local. Após alguns minutos, submergiu e não retornou à superfície.
A área apresenta características que podem oferecer riscos, como pontos de correnteza, galhos submersos, enroscos e variações de profundidade que podem chegar a até 8 metros.
Logo pela manhã, as buscas reiniciaram dessa vez, com todo o aparato necessário e com mergulhos seguindo os rígidos protocolos para esse tipo de situação.
Ainda conforme disse o Comandante Thiago, à reportagem do Portal do Sudoeste Paulista, além dos percalços já citados, a baixa visibilidade da água dificulta o trabalho dos mergulhadores, “nossa equipe, composta por quatro profissionais, iniciou as buscas a partir das 8h, realizando diversos mergulhos com o uso de equipamentos especializados.”
Sem sucesso até o momento, as buscas prosseguem logo pela manhã dessa terça-feira, 18.