Bombeiros de Itaí realizam ação em comemoração aos 142 anos da criação da instituição no Estado de São Paulo
Com o lema “toda vida importa” Bombeiros da região merecem nosso respeito e admiração.
Uma instituição respeitada por todos e admirada por muitos mas, de gloriosa mesmo somente o reconhecimento da população pois o trabalho é duro, estressante e que afeta muito o psicológico desses profissionais que lidam em seu dia a dia com as mais horripilantes situações, envolvendo todo tipo de desastres, sejam eles naturais ou não, onde o ser humano está sempre exposto da pior forma a se imaginar.
Também não podemos esquecer que são eles, os bombeiros, que atuam no socorro de animais, sejam eles domésticos ou silvestres, afinal como diz o comandante da estação do Bombeiros de Itaí, o Sargento Alexandre Monteiro, para eles “toda vida importa”.
Para não deixar esse emblemático dia passar em branco, a Estação de Bombeiros de Itaí realizou na tarde desta terça-feira 10, uma ação de prevenção e conscientização sobre acidentes domésticos e os perigos das tempestades. Folhetins institucionais sobre o tema foram entregues aos motoristas e transeuntes que passavam pela Avenida Santo Antônio, no centro de Itaí.
A iniciativa se deve ao fato de marcar a data em comemoração ao aniversário de 142 anos da criação do Corpo de Bombeiros no Estado de São Paulo.
A fundação
No ano de 1880, um incêndio que destruiu a biblioteca da Faculdade de Direito, obrigou as autoridades da época a criar o Corpo de Bombeiros no Estado de São Paulo, mais precisamente no 10 de março daquele ano.
Então, em 10 de março de 1880, a Assembleia Legislativa provincial estabeleceu a Lei nº 6, que autorizava o Governo a organizar uma seção de bombeiros com 20 integrantes e a adquirir os equipamentos necessários ao cumprimento da missão.
O então Alferes José Severino Dias foi designado em 24 de julho Comandante da Seção de Bombeiros com vinte homens (praças) oriundos da Cia de Urbanos.
Atualmente a corporação conta com mais de 8200 militares e cerca de 2.400 viaturas distribuídos por centenas de municípios em todo o estado paulista.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!