A Secretaria de Defesa Social e a Guarda Civil Municipal, desencadearam a Operação Bairro Seguro neste último domingo (16), em dois bairros da cidade de Itapeva.
A Operação faz parte de um planejamento estratégico de Segurança Pública, que visa trazer mais sensação de segurança aos munícipes.
A Operação teve início às 15:20h no Bairro SANBRA, onde policiais das equipes especializadas da ROMU, realizaram abordagens a pessoas e veículos, no entanto, sem nenhuma intercorrência. Nessa oportunidade, a comunidade local recebeu orientações quanto a segurança pública no bairro.
A Operação teve continuidade no Bairro das Pedras, por volta das 18:20.
Na primeira situação, as equipes da GCM encontraram uma motocicleta, na via principal do bairro, a qual aparentemente foi abandonada. Durante verificação, foi constatado que se tratava de uma motocicleta com chassi suprimido parcialmente, dificultando sua identificação. A cabrita foi rebocada.
Logo após, na mesma via, a Rua Esplanada, uma outra cabrita, ou melhor, motocicleta foi abordada por estar sem placa. Ela era conduzida por um adolescente de 16 anos.
O garoto contou que havia adquirido a moto pelo Facebook e que tinha conhecimento que a motocicleta seria oriunda de um leilão.
Não sendo possível realizar a identificação da motocicleta devido as alterações e a falta de emplacamento, os GCMs levaram o garoto e seu responsável até o Plantão de Polícia Civil, onde o caso segue em investigação.

Popular sendo abordado pela fiscalização policial
Posteriormente, o adolescente foi entregue a sua genitora, a qual se responsabilizou em apresentar seu filho em juízo, na Vara da Infância e Juventude quando for devidamente intimada.
A GCM aproveita e deixa um alerta aos pais: não permitam que seus filhos adquiram qualquer tipo de objeto, sem primeiro verificar a procedência, pois, podem estar adquirindo objetos ilícitos, com consequências e responsabilidades criminais.

Veículo sendo abordado durante a operação em Itapeva
Em caso de dúvidas ou suspeitas acionem a Guarda Civil Municipal através dos telefones 153 ou 199.
A Guarda Municipal destaca que operações como essa serão realizadas em todo território municipal, obedecendo critérios estatísticos e a solicitação de demandas.

Duas cabritas foram apreendidas durante a operação no Bairro das Pedras