Casa da Cultura de Itararé recebe os primeiros objetos doados pela população
Voluntarismo: Colecionadora de antiguidades há mais de 40 anos, Lilian Marcondes prestará assessoria à Coordenadoria Municipal de Cultura na recuperação dos itens
As reformas ainda estão em andamento, mas, aos poucos, o casarão do início do século está tomando forma para ser, de fato, a Casa da Cultura de Itararé.
Após uma semana do lançamento da campanha de arrecadação de móveis antigos para o local, os primeiros doadores já começaram a surgir.
A munícipe Iara Foohs, a ETEC e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itararé foram as primeiras a colaborar com o projeto, doando, respectivamente, um abajur antigo, um piano e um órgão.
De acordo com o coordenador da Pasta, Alisson Riveli, caso necessário, os itens passarão por restauração antes de serem alocados. “Os instrumentos estão em perfeito funcionamento, sendo necessários apenas alguns ajustes. Essas foram, de fato, uma grande aquisição para o acervo permanente da Casa”, destaca.
Voluntária auxiliará na restauração de móveis e objetos
A casa de Lilian Holtz Marcondes, em Itararé, passa-se, facilmente, por um museu: colecionadora de antiguidades há mais de 40 anos, ela decorou o imóvel completamente com móveis e utensílios de outras épocas.
O amor de Lilian pelo vintage, no entanto, ultrapassará as paredes da casa dela já que, de forma totalmente voluntária, a munícipe prestará assessoria e auxiliará na restauração dos objetos que serão alocados na Casa da Cultura e do acervo Museu Municipal.
De acordo com o coordenador da Pasta, Alisson Riveli, a parceria será fundamental para garantir a integridade dos itens. “Nosso objetivo é criar uma atmosfera que una o passado e o presente, bem como a casa de Lilian. Para isso, é de suma importância contar com pessoas que, como ela, conhecem a fundo a história, a fim de nos guiar durante os trabalhos”, detalha.
Saiba mais – A Coordenadoria Municipal de Cultura está arrecadando móveis como cadeiras, mesas, cristaleiras, escrivaninhas e outros itens antigos em bom estado de conservação para mobiliar a nova Casa da Cultura de Itararé. Obras de arte, quadros, louças, utensílios e outros objetos vintage também serão aceitos.
O nome do doador será colocado em destaque junto ao item doado.
Aqueles que tiverem itens para doação podem entrar em contato com a Coordenadoria Municipal de Cultura por meio do telefone (15) 3532-8000 ou por meio do e-mail cultura@itarare.sp.gov.br.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!