.
É sempre muito triste, para quem ama a fauna, ver animais silvestres atropelados em nossas estradas. Tatus, onças pardas e principalmente tamanduás, são as principais vítimas do desenvolvimento humano. Na manhã dessa quarta-feira, 19, entretanto, um atropelamento emocionou a equipe do Corpo de Bombeiros de Itaí que atuou no resgate.
De acordo com o comandante da estação do Bombeiros em Itaí, Sargento Alexandre Monteiro, o filhote tentava mamar em sua mãe, já morta, quando a equipe chegou para o resgate. “Apesar dos meus vários anos de serviço público (com comprometimento) foi uma cena das mais marcantes”, declarou Monteiro. Primeira Tenente Olívia e o Soldado Banin estiveram na ocorrência junto do comandante.
Segundo o Sargento Monteiro, o filhote aparentemente saudável e sem ferimentos, foi levado ao CEMPAS – Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP, de Botucatu, onde será cuidado para que possivelmente seja reintroduzido à natureza.
Tamanduás bandeira, muito comuns na região Sudoeste Paulista, costumam carregar seus filhotes em seus dorsos. Foi muita sorte ao menos o filhote ter sobrevivido. Àqueles motoristas que amam nossa fauna, quando estiver por nossas estradas, lembrem-se que, apesar de suas pressas, seus compromissos, existe vidas inocentes por todos os lados, as vezes longe de nossos olhos, mas vivendo, rodeando e atravessando nossas rodovias.
Filhote foi resgatado e levado ao CEMPAS de Botucatu