A PIRACEMA é o período do ano em que os peixes se reproduzem, para isso eles sobem as correntezas dos rios e riachos. E nas represas também fazem essa migração em direção às grandes nascentes dos reservatórios.
Esse período é fundamental para que o ciclo reprodutivo seja completo, por isso criaram leis de proibição total de pesca de novembro a fevereiro, meses em que ocorre a reprodução da maioria das espécies de peixes no Brasil.
É muito importante que todos os pescadores e público em geral tenham consciência de preservação principalmente na época de PIRACEMA, deixando de pescar para assim contribuírem com a manutenção e aumento dos cardumes em nossos rios e represas.
Hoje a pesca predatória com uso de redes (principalmente) e a captura indiscriminada na pesca tradicional têm sido as maiores responsáveis pela diminuição de peixes em nossos rios e represas. Em contrapartida a PESCA ESPORTIVA tem crescido muito em todo o Brasil e em nossa região não é diferente.
Em Avaré e região muitos pescadores nos últimos anos passaram a praticar o pesque e solte.
Alguns levam tão a sério a pesca esportiva que só consomem peixe de criadouros, não retirando de forma alguma os peixes da natureza.
A pesca esportiva tem sido responsável por um aumento significativo no turismo nacional. Sua importância é tamanha que alguns setores já se especializaram para atendimento nesse segmento.
Já existe até canal de TV exclusivo para o ramo da pesca esportiva. E se todos respeitarem a piracema como tem que ser, nossos rios continuarão piscosos e garantindo diversão e renda a milhares de famílias.
O período de Piracema tem início neste dia 31 de outubro e vai até o dia 29 de janeiro de 2010. Seja um ativista da natureza, respeite esse período como também divulgue a familiares e amigos a importância de cada um neste importante período.
Barragem e Represa Jurumirim – Crédito Henrique Manreza