Comércio paulista perde 17,6 mil empregos celetistas em janeiro, aponta Fecomercio - sudoestepaulista

Comércio paulista perde 17,6 mil empregos celetistas em janeiro, aponta Fecomercio

Serviços, na contramão do setor comercial, termina primeiro mês do ano com pequeno saldo positivo de 3,46 mil vagas.

A força de trabalho formal do comércio paulista iniciou 2023 com menos 17,6 mil empregos, aponta a Pesquisa do Emprego no Estado de São Paulo (PESP) da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Em janeiro, o setor contratou 105,6 mil pessoas em regime celetista, mas desligou outras 123,3 mil.


O número vai na contramão dos serviços, que geraram um excedente de 3,64 mil vagas no período. A pesquisa, baseada nos dados do novo Cadastro Geral de Empregos e Desempregos (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, destaca que faz quatro anos que o comércio paulista não conclui o mês de janeiro com saldo positivo.


Na perspectiva da FecomercioSP, os dados do comércio, ainda que negativos, são até melhores do que o esperado, já que o mês foi marcado por consumo familiar mais fraco, juros em alta e inflação razoavelmente persistente, assim como elevados patamares de endividamento e inadimplência.


A boa notícia é que a tendência é de estabilização nos números de fevereiro, até mesmo com projeção de um pequeno saldo positivo. Vale ressaltar que os dados de janeiro reforçam a perda verificada em dezembro de 2022, quando o comércio paulista apresentou recuou de 7.913 vagas. Na comparação com o primeiro mês do ano passado, apesar da manutenção de um cenário com mais desligamentos do que admissões, o saldo foi 24% mais ameno – na ocasião, 23.343 empregos celetistas foram fechados.


Dentre as três divisões que formam o setor do comércio, o varejo foi o que apresentou o pior desempenho, ao fechar 18.728 vagas, puxado pelos segmentos de vestuário (-5.661 contratações) e hipermercados/supermercados (-5.579 empregos). O atacado encerrou o primeiro mês do ano com saldo positivo de 1.251 empregos, ao passo que a divisão de comércio e reparação de veículos apresentou estabilidade, com apenas 179 postos de trabalho a menos dentro do mês.


Serviços

Ainda segundo pesquisa da FecomercioSP, o setor de serviços no Estado de São Paulo começou 2023 com geração de postos de trabalho celetistas: foram 3.594 vagas, resultado de 311.511 admissões e 307.917 desligamentos. Atualmente, são 6,8 milhões de empregos ativos no setor.


O início do ano impulsionou o desempenho do setor de serviços educacionais, que gerou 6.270 empregos com carteira assinada. Por outro lado, serviços administrativos e complementares amargaram saldo negativo de 7.519 vagas. De acordo com a Federação, para os serviços, era esperada uma geração de emprego mais significativa em janeiro. No período, todas as divisões do segmento ficaram aquém em comparação ao mesmo mês do ano passado. A tendência é que o setor, em geral, tenha maior tração nos meses seguintes, mas com ritmo mais fraco que em 2022.


No Estado de São Paulo, o setor de serviços foi o principal responsável pela geração de emprego nos dois últimos anos, criando, sozinho, mais da metade do saldo positivo geral, no acumulado no período. Em 2023, percebe-se um setor que, além de impactado por uma conjunta econômica mais desafiadora, será influenciado pela finalização dos impactos positivos da reabertura pós-pandemia (e suas restrições), mesmo liderando a geração de vagas em São Paulo e no Brasil.

Comércio paulista perde 17,6 mil empregos celetistas em janeiro, aponta Fecomercio - sudoestepaulistaNota metodológica


A Pesquisa de Emprego no Estado de São Paulo (PESP) sofreu uma reformulação em sua metodologia e, agora, analisa o nível de emprego celetista do comércio e serviços do Estado de São Paulo a partir de dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, passando a se chamar, portanto, PESP Comércio e Serviços.

Colaborou: Assessoria de imprensa FecomercioSP

Cegarra Imóveis

BOM DA PESCA

Santa Cruz – Funerária

CASA DO MECÂNICO

ADS

Meines

BELLA PIZZA

Modelar Box

LPNET

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *