Comitê que trata do Meio Ambiente do Sudoeste Paulista se reune em Itapeva - sudoestepaulista

Comitê que trata do Meio Ambiente do Sudoeste Paulista se reune em Itapeva

Toda a região está inserida no CBH-ALPA - “Comitê do Alto Paranapanema”.

Por mais que seus resultados e ações sejam de baixíssimo conhecimento público, o Comitê do Alto Paranapanema, deve ser reconhecimento como o maior e mais importante programa ambiental focado na região Sudoeste Paulista. Uma região riquíssima em recursos ambientais, principalmente a água.

Nesta sexta-feira, último dia de março, ocorreu a 55ª Reunião Ordinária do Comitê. Realizado durante a tarde, no Parque Pilão D’Água, em Itapeva, os envolvidos tiveram a oportunidade de deliberar sobre o uso dos fundos destinados ao programa, vindos através da FEHIDRO, como também debater sobre as atividades realizadas pelo Comitê e eleger a nova diretoria.

O prefeito anfitrião, Mario Tassinari, postou comentários sobre o evento em sua página no Facebook, neste sábado, 1, onde destacou a participação mais efetiva do município no comitê.

“Recebemos em Itapeva, prefeitos da região, representantes de entidades de classe e sociedade civil organizada para a 55° reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema – CBH ALPA, na qual discutimos sobre o plano de gerenciamento dos nossos recursos hídricos, investimentos ao FEHIDRO, e eleição da diretoria.” Escreveu Tassinari.

O político enfatizou a entrada do município no importante programa “Itapeva, que até então, estava fora do Comitê, passou a ter uma cadeira na diretoria e a participar das Câmaras Técnicas, com voz ativa sobre as decisões e construção de políticas de proteção, recuperação e preservação do meio ambiente e das águas.”


Conheça o Comitê do Alto Paranapanema

O Comitê do Alto Paranapanema (CBH-ALPA) foi instalado em 17 de maio de 1996, com a competência, estabelecida em seu estatuto, de gerenciar os recursos hídricos, visando à recuperação, preservação e conservação deles.

Desde a instalação desse CBH, verificou-se que sua bacia é considerada de Conservação, dadas suas características – além de possuir importante acervo ambiental preservado. A Bacia do Alto Paranapanema dispõe, ainda, de extraordinário potencial hídrico, turístico e energético.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Área de drenagem1: 22.689 km²
População2: 716.819 habitantes
Principais rios3: afluentes da margem direita (rios Santo Inácio, Jacu, Guareí, Itapetininga e Turvo) e da margem esquerda (rios Itararé, Taquari, Apiaí-Açu, Paranapitanga e das Almas) do Rio Paranapanema.
O Rio Itararé faz divisa com o Estado do Paraná, onde se localizam os principais afluentes da margem esquerda.

Principais reservatórios: Usina Armando A. Laydner (Jurumirim), Usina Chavantes, Usina Paranapanema e Usinas Pilas.

Vegetação remanescente: Apresenta 4.677 km² de vegetação natural remanescente que ocupa, aproximadamente, 20% da área da UGRHI.
As categorias de maior ocorrência são Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila Densa e Floresta Ombrófila Mista.
Unidades de Conservação: APA Corumbataí, Botucatu e Tejupá, APA da Serra do Mar, EE de Angatuba, EE de Xitué, EE de Paranapanema, EE de Itapeva, EE de Itaberá, FE de Angatuba, FE de Manduri, FE de Paranapanema, FE de Piraju, FN Capão Bonito, PE Intervales, PE Carlos Botelho, RPPN Fazenda Horii, RPPN Vale do Corisco.


MUNICÍPIOS

Angatuba, Arandu, Barão de Antonina, Bernardino de Campos, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Cerqueira Cesar, Coronel Macedo, Fartura, Guapiara, Guareí, Ipaussu, Itaberá, Itaí, Itapetininga, Itapeva, Itaporanga, Itararé, Itatinga, Manduri, Nova Campina, Paranapanema, Pilar do Sul, Piraju, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, São Miguel Arcanjo, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba, Taquarivaí, Tejupá, Timburi.

Fonte – Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo – SIGRH

Comitê que trata do Meio Ambiente do Sudoeste Paulista se reune em Itapeva - sudoestepaulista

Anfitrião, Mário Tassinari, fala durante Reunião do Comitê da Bacia do Alto Paranapanema realizada em Itapeva

Comitê que trata do Meio Ambiente do Sudoeste Paulista se reune em Itapeva - sudoestepaulista

SS Consultoria

Cegarra Imóveis

BOM DA PESCA

Santa Cruz – Funerária

CASA DO MECÂNICO

ADS

Meines

BELLA PIZZA

Modelar Box

LPNET

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *