A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itararé acaba de ganhar um novo e especial reforço em seu Grupamento de Operações com Cães (GOC). Trata-se de Bingo, um filhote de apenas 70 dias, da raça Border Collie, doado pelo comandante do Corpo de Bombeiros de Itararé, Sargento Teixeira.
Com temperamento dócil e alta inteligência, características marcantes da raça, Bingo já iniciou seu processo de treinamento e será destinado, principalmente, a ações sociais.
O novo integrante terá papel fundamental em atividades voltadas a crianças, idosos e pessoas com deficiência, fortalecendo o vínculo da GCM com a comunidade.
Atualmente, o GOC conta com um efetivo de cinco cães da raça Malinois, que atuam diretamente em operações de combate ao tráfico de drogas, captura de fugitivos e busca por pessoas desaparecidas.
Todos os treinamentos são realizados de forma totalmente humanizada, valorizando o bem-estar e as aptidões naturais dos animais, que se tornam importantes aliados no trabalho da corporação.
O comandante da GCM, Paulo Perucio, destacou a relevância da chegada de Bingo. “Os cães são fundamentais tanto nas ações de segurança quanto nas atividades sociais. Eles ajudam a aproximar a Guarda da população, transmitindo confiança e acolhimento. Agradecemos ao Corpo de Bombeiros de Itararé, na pessoa do sargento Teixeira, pela valiosa doação que muito contribuirá para nossos projetos sociais”, disse.

Com a chegada de Bingo, o GOC amplia ainda mais seu papel não apenas na segurança pública, mas também na promoção de inclusão, cidadania e interação comunitária por meio do trabalho com cães.

GOC conta com um efetivo de cinco cães da raça Malinois, que atuam em operações de combate ao tráfico de drogas, captura de fugitivos e busca por pessoas desaparecidas






































