Controladores de javali no Estado de SP participam de capacitação em Avaré - sudoestepaulista

Controladores de javali no Estado de SP participam de capacitação em Avaré

Evento reuniu aproximadamente 100 pessoas.

.

A Estância Turística de Avaré foi sede do I Circuito Estadual de Capacitação Sanitária para Controladores de Javali do Estado de São Paulo.


O treinamento realizado no último dia 13 pela Defesa Agropecuário do Estado de São Paulo reuniu aproximadamente 100 participantes na Associação dos Policiais Civis de Avaré (AFPCA).


Ministrada pelo médico-veterinário Arthur Felício, gerente do Programa Estadual de Sanidade Suídea, a capacitação faz parte do Plano Integrado de Vigilância de Doenças de Suínos, que tem como um dos objetivos fortalecer a capacidade de detecção precoce de doenças como a Peste Suína Clássica (PSC), Peste Suína Africana(PSA) e Síndrome Respiratória Reprodutiva Suína (PRRS).


“Com isso, os controladores estarão aptos a realizar a coleta de material para auxiliar na vigilância, sendo parceiros importantes para garantir a sanidade da cadeia suína em São Paulo”, afirma a Defesa Agropecuário. As próximas etapas serão realizadas em outras cidades do interior paulista.


“A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento está acompanhando todo esse processo em função da importância que ele tem. As premissas apresentadas farão parte do trabalho diário do setor”, informou a pasta, representada na ocasião pela médica-veterinária Adriana Ferraz.


Representantes da Polícia Ambiental e de outras entidades também participaram do circuito organizado pelo Escritório de Defesa Agropecuária de Avaré.

 

Saiba mais sobre o javali

 

O javali (Sus scrofa scrofa) é o ancestral do suíno doméstico. O processo de domesticação desta espécie, iniciado há mais de 10.000, produziu o porco tal qual o conhecemos hoje, uma das principais fontes de proteína animal para alimentação em todo o mundo.


É nativo da Europa, Ásia e norte da África e foi introduzido no Brasil a partir da década de 1960 para a exploração comercial da carne. Entretanto, a produção não se desenvolveu, o que resultou na soltura e escapes dos animais para a natureza e seu retorno ao estado asselvajado.


É uma das 100 piores espécies exóticas invasoras do mundo, de acordo com a União Internacional de Conservação da Natureza. Sua agressividade e facilidade de adaptação são características que, associadas à reprodução descontrolada e à ausência de predadores naturais, resultam no crescimento populacional e diversos impactos. Em razão do aumento de sua distribuição pelo território nacional e da crescente ameaça aos ecossistemas, o controle da espécie foi autorizado pelo Ibama em 2013.

Controladores de javali no Estado de SP participam de capacitação em Avaré - sudoestepaulistaJavali uma espécie invasora do território brasileiro
Controladores de javali no Estado de SP participam de capacitação em Avaré - sudoestepaulista

Cegarra Imóveis

BOM DA PESCA

Santa Cruz – Funerária

CASA DO MECÂNICO

ADS

Meines

BELLA PIZZA

Modelar Box

LPNET

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *