Teve início em 16 de dezembro/24 e com término previsto para o próximo 31 de março/25, a Operação SP Sempre Alerta, que envolve todos os órgãos de emergências estaduais e municipais na prevenção e pronta resposta às situações típicas do período, agravadas pelas mudanças climáticas.
Decorrentes dos grandes acumulados de chuvas, as movimentações de solo como deslizamentos e escorregamentos, por vezes, atingem pessoas e propriedades, gerando vítimas de soterramento, comenta a Estação do Corpo de bombeiros de Avaré, através do Comandante Lyrio.
“Como os chamados de soterramento são ocorrências de grande complexidade e elevado risco, é fundamental que os bombeiros estejam capacitados e atualizados com as melhores técnicas de salvamento.” Reitera o Subtenente Ávila.
Nesse âmbito, a Estação do Corpo de Bombeiros de Avaré, atenta as chuvas intensas que ocorrem com frequência nesse período, realiza um importante evento nesse início de fevereiro.
Durante os dias 11, 12 e 13, profissionais ministrarão um treinamento teórico no auditório do Centro Universitário Eduvale – UNEDUVALE em Avaré.
A ação a ser realizada em parceria com a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Avaré, foca no treinamento voltado para o atendimento de ocorrências de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC).
“O treinamento consiste em preparar todo o efetivo de bombeiros das estações de Avaré, Botucatu, Itatinga, Itaí e Piraju para o atendimento de ocorrências de grandes deslizamentos de terras e colapsos estruturais, como desabamentos e desmoronamentos,” ressalta o Comandante.
Segundo Lyrio, o treinamento consiste em simulações da realidade, onde o bombeiro terá que aplicar técnicas de salvamento terrestre na busca de vítimas presas sobre escombros e recuperação de corpos soterrados.
Outra finalidade do treinamento é a de capacitar o bombeiro para atuar em missões em outras regiões, como ocorreu em fevereiro de 2023 na Serra do Mar, em São Sebastião, ou até mesmo em outros estados e países, assim como ocorreu em 2024m no Rio Grande do Sul e no terremoto na Turquia, onde o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo foi uma força atuante, digna de elogios pela capacidade e profissionalismo.

Em 2023, um soterramento na cidade de Piraju quase matou um trabalhador