Cultura bernardinense é representada no Revelando São Paulo
Cultura bernardinense é representada no Revelando São Paulo, maior festival de cultura tradicional de São Paulo
O grupo Folia de Reis e Catira representaram o município de Bernardino de Campos, na sexta feira, dia 15, no maior evento de cultura tradicional de São Paulo, realizado Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e com produção dos Amigos da Arte, o Revelando São Paulo 2019.
Em seu 22º ano consecutivo, o evento realizado no Parque da Água Branca, reuniu mais de 350 atrações de música, dança, artesanato, gastronomia e expressões culturais populares de mais e 120 cidades paulistas. Uma imersão nos sons, nas cores, nos sabores, nas artes e no jeito de ser dos brasileiros de São Paulo. Na programação artística, foram mais de 100 apresentações de grupos tradicionais de batuques, folias, jongos, congos, comunidades indígenas, irmandades religiosas, folclore, dança, violeiros, violas e fandangos.
O município de Bernardino de Campos com sua cultura tradicional a Folia de Reis e Catira, do grupo do Bairro do Dourado, foi selecionado por meio de chamada pública realizada no âmbito do programa Juntos pela Cultura, realizado pelo Governo de São Paulo, que visa a ampliar o acesso à arte e à cultura e a geração de renda, emprego e desenvolvimento nos municípios do Estado e estabelecer parcerias com os municípios.
“Ficamos muito felizes em representar o município de Bernardino de Campos, principalmente em poder participar deste grandioso evento, que além de fortalecer e valorizar a cultura tradicional paulista, o Revelando São Paulo tem um alto potencial de visibilidade para os artistas participantes”, ressalta Rosana Mimura, secretária Municipal de Cultura e Turismo, agradecendo ao prefeito Odilon Rodrigues pelo apoio e a Maria Ester Carriel responsável pelos projetos e convênios, por fim parabeniza os foliões e membros da comunidade que se apresentaram brilhantemente no Revelando São Paulo 2019.
De acordo com as informações de Silvia Maria de Andrade, a origem da tradição vem de geração em geração. “A Catira surgiu há 120 anos, com o avô do Antônio Moises da Costa (Toninho Prego), e a Folia de Reis, iniciou-se com a família do senhor Dito André, que se juntou com a família Andrade, família Costa, mais a família Tosta. Por intermédio do saudoso professor Miguel Arnaldo Tosta, docente e importante difusor da cultura local, foi iniciado um belíssimo trabalho com os jovens da Escola Agrícola e do Bairro Dourado, onde o Catira e Folia de Reis, transformou-se em presença obrigatória em eventos de toda a região. Nos deixando saudades com sua morte na tenra idade, mas permitindo que a cultura continuasse enraizada no berço do município, ” enfatiza Silvia, membro da comunidade do Bairro Dourado de Bernardino de Campos. Fonte e fotos: Everton Vitor e Prefeitura Municipal de Bernardino de Campos.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!