Defesa Civil: conheça as atribuições do órgão e saiba quando acionar o serviço - sudoestepaulista

Defesa Civil: conheça as atribuições do órgão e saiba quando acionar o serviço

Entidade atua com prevenção e atendimento emergencial em caso de desastres, entre outras funções.

Alagamentos, enchentes, risco de queda de árvores, incêndios florestais e residenciais são algumas situações que devem ser informadas à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.


Além de prestar atendimento emergencial e de socorro, a Defesa Civil também promove ações preventivas, assistenciais e recuperativas.


“Nosso trabalho é evitar ou minimizar as consequências de acidentes ou desastres naturais ou tecnológicos, preservar o cotidiano dos cidadãos e restabelecer a normalidade social”, ressalta o órgão.


A Defesa Civil também presta auxílio por meio da disponibilização de lonas em casos de vendavais e desbarrancamentos, além de materiais de primeira necessidade. São ainda atribuições do órgão a desobstrução de vias de acesso e o atendimento de socorro.


Deslizamentos, destelhamentos, desabamentos, colisões de automóveis em edificações, tombamento ou queda de veículos de transporte de produtos químicos, rupturas em vias públicas, dutos e galerias ou reservatórios são algumas das ocorrências atendidas pelo órgão.


A verificação de riscos em estruturas ou espaços naturais por meio da análise de trincas, deformações, fumaça, odor ou ruído também é atribuição da Defesa Civil.


Auxílio do Corpo de Bombeiros


A gestão de riscos com ações de prevenção e resposta para casos extremos contam com o auxílio do Corpo de Bombeiros.


A participação da comunidade também é essencial. “Com essa cooperação, teremos mais capacidade de enfrentar e nos recuperarmos das dificuldades provenientes de acidente ou desastre”, informa o órgão.


Não compete à Defesa Civil


Também é importante saber quais assuntos não competem à Defesa Civil. O órgão não deve ser acionado em questões que envolvam insalubridade (umidade, ratos), solicitação de obras, corte de árvores em áreas particulares, reparos usuais, entulho em local inadequado, risco não emergencial de queda de árvores, fiscalização de obras particulares, vazamentos comuns de água e esgoto, captura ou remoção de animais e conflito entre vizinhos.


Serviço


Para acionar a Defesa Civil, basta entrar em contato pelo 199 ou (14) 3711-1340. A ligação pode ser feita todos os dias da semana em qualquer horário.

Cegarra Imóveis

BOM DA PESCA

Santa Cruz – Funerária

CASA DO MECÂNICO

ADS

Meines

BELLA PIZZA

Modelar Box

LPNET

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *