Denúncia: ambulâncias do SAMU de Avaré estão quebradas e fora de operação
Após romper com o Serviço Regional, prefeito Jô Silvestre prometeu que daria à população um serviço de qualidade.
Quando o Secretária da Saúde, junto do prefeito municipal de Avaré, anunciou a saída de Avaré com consórcio que regia o SAMU Vale do Jurumirim, que envolvia outros 16 municípios da região, ambas as lideranças prometeram que Avaré teria um SAMU de qualidade e que atendesse a população com dignidade, entretanto, a promessa não foi cumprida.
Segundo uma denúncia que chegou até a redação do Portal do Sudoeste Paulista, o SAMU de Avaré, agora separado da região, vive dias sombrios, com a frota totalmente parada, sucateada. Desprezado por Secretário da Saúde e Prefeito Jô Silvestre, é justamente o SAMU Regional, com dinheiro de outras cidades, é quem está atendendo a população de Avaré.
O motivo é que as viaturas do serviço estão sucateadas, sem manutenção e algumas praticamente abandonadas no pátio da garagem municipal, há mais de 3 semanas.
Segundo a redação do Portal apurou, além do SAMU Regional que conta somente com uma UTI móvel e uma Unidade e Suporte a Vida, junto do Corpo de Bombeiros é quem estão atendendo Avaré. Entretanto o Bombeiros tem somente uma VTR e o SAMU também utiliza suas duas unidades para atender outros 16 municípios da região.
Tanto Corpo de Bombeiros quanto SAMU Regional, estão trabalhando no limite de suas capacidades e se ocorrer de uma quebrar, o serviço colapsa em Avaré. Segundo fontes fidedignas as viaturas não param, atendendo várias ocorrências todo dia.
Como os profissionais do SAMU de Avaré são proibidos de darem declarações à imprensa, até mesmo de ocorrências corriqueiras, o Portal tentou falar com o Secretária da Saúde, mas esse não retornou.
Segundo informações, profissionais do SAMU relatam a terceiros que a prefeitura alega não ter verba pra arrumar as viaturas quebradas. Certamente o dinheiro está indo todo para a EMAPA. Como não obtemos informações diretas da Saúde, calcula-se que Avaré tenha três ambulâncias, todas quebradas.
Importante atentarmos para uma questão. No início de dezembro a prefeitura de Avaré realiza uma milionária festa com o dinheiro público e, nem ao menos tem ambulâncias para colocar a disposição do evento. Pergunta: e se viaturas do Bombeiros e do SAMU Regional não puderem prestar este serviço durante o evento, quem o fará?
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!