Uma enorme erosão eclodiu em uma área de mata, perigosamente próximo ao Bairro São Rogério, em Avaré, ameaçando as residências próximas.
Não se sabe quando a “voçoroca” teve início, mas segundo moradores que denunciaram o caso ao Portal do Sudoeste Paulista, uma tubulação provavelmente de escoamento de águas pluviais pode ser a causa do desastre ambiental.
Imagens feitas pelos residentes do bairro e enviadas à redação dão uma dimensão do tamanho do problema, como também, mostram tubulações de concreto engolidas pelo buraco e outra, saindo debaixo da terra, provando visualmente a causa.
Segundo um morador e leitor desse veículo de informação, uma caixa de concreto entupiu (vide ilustração abaixo), fazendo com que a água transbordasse, dando início à erosão de um terreno basicamente arenoso.
A cratera em meio a uma pequena área de vegetação, típica de Cerrado, com um comprimento difícil de estimar, tem pontos em que a profundidade passa dos 20 metros.
“Está pertinho da rua. O negócio é gigantesco!” exclamou o leitor que está preocupado. Apesar de não morar próximo do perigo, o denunciante teme pelos vizinhos que têm casas há poucos metros do buraco que não para de crescer.
“A velocidade que o buraco aumenta é impressionante. Cada vez que vou olhar, está maior”, relatou o preocupado homem.
Quanto aos possíveis responsáveis pelo problema, falamos com a incorporadora que edificou o residencial. Essa por sua vez, diz que a responsabilidade é da prefeitura, a qual não procuramos, pois em 8 anos da atual administração, nunca obtivemos retorno de nossos contatos.
Em nota à redação do Portal, a Pacaembu Construtora disse “a construtora esclarece que o local da erosão no bairro São Rogério é uma área pública e que, entre os anos de 2013 e 2018, cumpriu seus deveres legais referentes às manutenções necessárias, conforme prevê o Código Civil de Obras. Após a conclusão desse prazo de cinco anos, a responsabilidade com a manutenção e com eventuais reparos passaram a ser dos órgãos públicos do município.”