A temporada de chuvas está, como de costume, deixando estragos por toda a região, mas em Avaré, o crônico alagamento no centro da cidade que atormenta os moradores há décadas, aconteceu duas vezes em menos de 15 dias.
O primeiro aconteceu com as chuvas do dia 27 de novembro, com menos intensidade que o da tarde desta última quarta-feira, 11, quando carros e moto ficaram submersos e comerciantes e moradores sofreram com o problema.
Segundo o Corpo de Bombeiros que teve de retirar duas pessoas de dentro de um carro submerso, quatro carros e uma moto ficaram encobertos pelo alagamento que atingiu as ruas centrais Maranhão, Distrito Federal e Nove de Julho e na zona sul, a Rua Lineu Prestes.
Os proprietários de residências nesse perímetro têm se precavido e suas edificações são “adaptadas” para minimizar os prejuízos que nem sempre são evitáveis.
O Corpo de Bombeiros informou ao Portal que houve registro de feridos e desabrigados.
O G1 noticiou: de acordo com o Instituto Florestal do Estado, em menos de duas horas choveu cerca de 37 milímetros na cidade.
Muito criticado nas redes sociais por priorizar festas em detrimento de obras, o prefeito do município, Jô Silvestre foi às redes sociais para se defender.
Segundo o prefeito, o problema vem deste a década de 60, onde casas foram construídas em cima de córregos que passam pelo centro da cidade. Para ele, a culpa é falta da fiscalização e do planejamento de governantes que o antecederam. Vale lembrar que seu pai, Joselyr Silvestre, é um deles.
“Uma obra de galeria, piscinões, desapropriações para tentar resolver o alagamento fica na casa dos 50 milhões, valor inviável aos cofres públicos do município. Além disso é uma obra que não tem como fazer aos poucos, causa grandes transtornos.” Escreveu o prefeito em sua postagem nas redes sociais.
O prefeito alega que o dinheiro gasto na Emapa não é suficiente para resolver o problema, mas convenhamos, se a festa consome em torno de R$ 5 milhões do dinheiro avareense, bastaria economizar por 10 anos, para a prefeitura ter condições de resolver o problema.
Posto de combustíveis completamente inundado durante as chuvas de quarta-feira, 11 – Foto Cida Koch
Alagamento do dia 27 de novembro na Rua Distrito Federal – Foto Cida Koch
Rua Lineu Prestes, onde foi construído o pontilhão para acesso ao Brabância – Foto Do Vale TV
Publicação do prefeito Jô Silvestre, justificando as críticas ao seu governo