Imagem extraída do vídeo publicado de forma irresponsável

É falso o vídeo mostrando onça, falando que foi gravado próximo ao Horto Florestal de Avaré

Como também é falsa a afirmação pedindo para as pessoas temerem a bela suçuarana; na verdade é ela quem deve temer o humano.
Imagem extraída do vídeo publicado de forma irresponsável

É falso o vídeo mostrando onça, falando que foi gravado próximo ao Horto Florestal de Avaré

Como também é falsa a afirmação pedindo para as pessoas temerem a bela suçuarana; na verdade é ela quem deve temer o humano.
É falso o vídeo mostrando onça, falando que foi gravado próximo ao Horto Florestal de Avaré - sudoestepaulistaÉ falso o vídeo mostrando onça, falando que foi gravado próximo ao Horto Florestal de Avaré - sudoestepaulistaÉ falso o vídeo mostrando onça, falando que foi gravado próximo ao Horto Florestal de Avaré - sudoestepaulistaÉ falso o vídeo mostrando onça, falando que foi gravado próximo ao Horto Florestal de Avaré - sudoestepaulistaÉ falso o vídeo mostrando onça, falando que foi gravado próximo ao Horto Florestal de Avaré - sudoestepaulistaÉ falso o vídeo mostrando onça, falando que foi gravado próximo ao Horto Florestal de Avaré - sudoestepaulistaÉ falso o vídeo mostrando onça, falando que foi gravado próximo ao Horto Florestal de Avaré - sudoestepaulista
É falso o vídeo mostrando onça, falando que foi gravado próximo ao Horto Florestal de Avaré - sudoestepaulista
É falso o vídeo mostrando onça, falando que foi gravado próximo ao Horto Florestal de Avaré - sudoestepaulistaÉ falso o vídeo mostrando onça, falando que foi gravado próximo ao Horto Florestal de Avaré - sudoestepaulistaÉ falso o vídeo mostrando onça, falando que foi gravado próximo ao Horto Florestal de Avaré - sudoestepaulistaÉ falso o vídeo mostrando onça, falando que foi gravado próximo ao Horto Florestal de Avaré - sudoestepaulistaÉ falso o vídeo mostrando onça, falando que foi gravado próximo ao Horto Florestal de Avaré - sudoestepaulistaÉ falso o vídeo mostrando onça, falando que foi gravado próximo ao Horto Florestal de Avaré - sudoestepaulistaÉ falso o vídeo mostrando onça, falando que foi gravado próximo ao Horto Florestal de Avaré - sudoestepaulistaÉ falso o vídeo mostrando onça, falando que foi gravado próximo ao Horto Florestal de Avaré - sudoestepaulistaÉ falso o vídeo mostrando onça, falando que foi gravado próximo ao Horto Florestal de Avaré - sudoestepaulista

Um vídeo postado na internet, de forma deveras irresponsável, diga-se de passagem, tem assustado a população avareense, principalmente os moradores do entorno do Horto Florestal e frequentadores com crianças, onde uma onça-parda estaria circulando.


Para piorar, uma narração feita por inteligência artificial disse que o animal silvestre está atacando animais domésticos nos bairros adjacentes e ainda diz “para quem gosta de pedalar e caminhar (no horto) fica o alerta.”


É na verdade um completo desserviço tanto para a comunidade avareense, turistas e principalmente para nossos preciosos animais silvestres.


Considere a priori, onça-parda é um gato adulto, que mia como um felino doméstico e não há relatos confiáveis na literatura de ataques a humanos. Uma onça-parda não tem capacidade nem de abater um veado campeiro adulto, muito menos, um ser humano.


Mulheres biólogas que relatam encontro inesperado com onças-pardas, na natureza, elas costumam primeiro tentar ficar quietas e não serem vistas, mas se foram notadas, primeiro miam como um gato de estimação e depois se afastam.


Considere também o fato de que, tendo como referência o Horto Florestal de Avaré, a floresta de pinus mais próxima, fica cerca de 20 quilômetros de distância.


Quanto a ataques a animais domésticos, casos raríssimos são registrados, sempre na zona rural.


Considere também o fato de que existe sim, por resiliência da natureza, muitas orças-paras morando em Avaré e por toda a região Sudoeste Paulista, mas o encontro é raro, pois ao menor sinal da presença humana, elas desaparecem. São predadores de pequenos animais, todavia, furtivos por natureza.


Para confirmar a “fake news” a redação entrou em contato com a administração do Horto Florestal e também, com a Polícia Ambiental. Ambos, disseram não ter registrado nenhuma aparição no Horto, em seu entorno, e muito menos próximo ao perímetro urbano de Avaré.


Quanto ao aviso aos ciclistas e pedestres que costumam utilizar o belo patrimônio ambiental de Avaré, podem ficar tranquilos, pois a preocupação maior é com a reação do ser humano quanto ao animal, não o contrário. Dito isso, passeios e exercícios ao ar livre, em meio a exuberante paisagem do horto, fazem muito bem à saúde.

É falso o vídeo mostrando onça, falando que foi gravado próximo ao Horto Florestal de Avaré - sudoestepaulistaNão é descartada a possibilidade do registro ter acontecido em Avaré, mas próximo ao perímetro urbano e do Horto Florestal, a hipótese é completamente descartada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *