O trabalho político de bastidores não tem data, muito menos regras, todavia, em ano de escrutínio popular, as barganhas se acirram, as negociações se fazem necessário e as lideranças organizam as bases para formar o grupo de campanha. Para regulamentar tudo isso, temos o maravilhoso TSE.
O prazo para que os partidos políticos, devidamente aptos para realizar suas convenções, começou no dia 20 de julho e termina nessa segunda-feira, 5, de agosto.
Nesse período, partidos realizaram suas convenções para deliberar sobre coligações e escolher suas candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Findado esse prazo, as agremiações partidárias têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. Quanto aos militares que disputarão o pleito, esses já se afastaram do serviço no dia 06 de julho.
Se até aqui, ou melhor, até o dia 15, o trabalho envolve mais bastidores e burocracia, o dia 16, marca o início da propaganda eleitoral.
Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.
.
Realização das eleições
De acordo com o TSE, as Eleições Municipais de 2024 ocorrerão em todo o país, excluindo-se o Distrito federal e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE).
O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro; já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores.
A votação será aberta a partir das 8h, considerando-se o horário de Brasília, com encerramento às 17h.
Se o caro leitor for atuar na campanha, é recomendado acessar o site Tribunal Superior Eleitoral e se inteirar das regras, principalmente as ligadas à internet, um cenário ainda novo para a política municipal, mas que promete ser o grande palco da disputa.
Que o Destino e a Sorte estejam a favor do eleitor, do cidadão pagador de impostos e claro, de todo o povo brasileiro.