Minutos após o fechamento das urnas, as 17h, o site do TSE começou a atualizar os números das Eleições Municipais de 2024, começando pela capital paulista. Meia hora depois, a região Sudoeste Paulista aguardava os resultados.
As 17h5O o site começou a apresentar problemas. A urnas dos 32 municípios da região Sudoeste começaram a registrar dados computados pelo sistema do Tribunal Superior Eleitoral somente após as 18h do histórico dia 6 de outubro.
Nesse interim, fiscais de seções imprimiam os boletins das urnas, faziam as contas e com o resultado extraoficial já saíam comemorando, ou chorando.
Oficialmente e mais lento, passava das 18h05 quando o TSE começou a mostrar o resultado das urnas da região.
Enquanto cidades pequenas os vencedores já faziam a festa, Avaré e Itapeva, as maiores da região, ainda roíam as unhas, quando o relógio assinalava 18h20.
Com 50% dos votos apurados, as 18h30, em Avaré, o candidato do Podemos, Marcelo Ortega liderava com mais de 28%, seguido pelo candidato do PL, Roberto Araújo e Denilson Ziroldo em terceiro. Nesse mesmo horário a Coronel Duch, com menos de 20% apurado, seguia em primeiro.
Ao passo que a contagem em Itapeva era mais lenta, após 50% das seções apuradas, a situação ficou emocionante para os candidatos Marcelo Ortega e Roberto Araújo, disputando voto a voto. A margem era de 100 votos.
Com 91% das seções apuradas, Roberto Araújo do PL, passou Marcelo Ortega, por apenas 19 votos. A emoção tomava conta da cidade, enquanto a apuração em Itapeva ainda caminhava lentamente, com Coronel Duch na dianteira.
As 19h20 o site do TSE já dava em Avaré, como prefeito eleito, o candidato do PL, Roberto Araújo, com apenas 108 votos.
Nesse momento, Itapeva registrava pouco mais de 72% das seções totalizadas, apontando a militar Coronel Duch (MDB), 10% a frente do segundo colocado Jé (PL).