Uma ensolarada e bela tarde de segunda-feira, 12, na orla da Represa Jurumirim, municípios de Avaré e Itaí, onde milhares de turistas lotam os inúmeros condomínios e casas de veraneio para curtirem o feriado carnavalesco, embalados por muita música, bebida, comida e água refrescante em abundância.
Essa é a tônica desses dias, entretanto, a morte não reconhece feriados e sorrateiramente está sempre a espreita, esperando por um descuido.
Conforme o apurado pela redação do Portal do Sudoeste Paulista, era por volta das 18h, quando a Estação do Corpo de Bombeiros de Itaí, foi acionada para atender o afogamento em andamento, no condomínio de alto padrão, com acesso pela Rodovia SP-255, no km 281, num local conhecido como Praia das Aranhas, próximo a AABB.
Em uma das propriedades do requintado condomínio Garden Beach, familiares e amigos, reunidos, curtiam o feriado. Disserem os familiares que o homem de aproximadamente 55 anos, brincava com crianças e adolescentes na beira da água, em uma área de remanso utilizada como embarque e desembarque de embarcações.
Enquanto se divertia com os familiares, o homem decidiu atravessar o braço da represa a nado, no entanto, se cansou. No desespero começou nadar de costas até não suportar e afundar. Um sobrinho presenciou tudo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o chamado ocorreu as 18h e a luz do dia logo se foi. O mergulho noturno não é recomendado mesmo para profissionais bem treinados, entretanto, como havia testemunha ocular e o local do afogamento era sabido, Bombeiros de Itaí, por volta das 19h30, iniciaram as buscas.
A priori, a guarnição procurou pela vítima, realizando técnica de mergulho livre de três tempos. Com a chegada do apoio de uma Equipe de Mergulhadores de Avaré, foi então iniciado o mergulho equipado.
A vítima foi encontrada aproximadamente 7 metros de profundidade. Os trabalhos foram encerrados as 21h20. Uma equipe do SAMU conduziu o corpo até o IML de Avaré.
Pontilhado mostra aproximadamente o local onde o homem se afogou – Imagem Google Maps
Uma resposta
Muito triste, segundo a SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático) 15 Brasileiros perdem a vida todos os dias vítimas de afogamento, no site http://www.sobrasa.org encontramos muitas dicas importantes sobre prevenção