Em Taquarituba: laudo aponta bactérias em merenda que causou intoxicação em alunos de 7 escolas - sudoestepaulista

Em Taquarituba: laudo aponta bactérias em merenda que causou intoxicação em alunos de 7 escolas

15 estudantes foram levados à Santa Casa depois de comerem arroz, feijão e carne de porco na escola. Prefeitura encerrou contrato com a empresa fornecedora de merenda escolar.

A Vigilância Sanitária do município de Taquarituba, divulgou o resultado do laudo do Instituto Adolfo Lutz sobre a merenda que causou a intoxicação de alunos de sete escolas da cidade.

Segundo o município, foi identificada a presença de duas bactérias nas amostras de alimentos enviadas.

A Vigilância Sanitária informou, nesta segunda-feira (14), que os laudos emitidos pelo laboratório “apontam pela ocorrência das bactérias Staphylococcus aureus e Bacillus Cereus”.

Segundo a prefeitura, na quantidade encontrada nas amostras analisadas, essas bactérias causam intoxicação alimentar, com sintomas de vômito e diarreia, como diagnosticados nas crianças no mês passado.

Uma das bactérias é mais comum de ser encontrada em cereais e grãos e pode causar mal-estar. Já a outra encontrada na análise é mais comum de ser identificada em derivados de carne e leite e causa desde vermelhidão na pele até febre e dores no corpo.

No dia 18 de maio, quinze estudantes entre 5 e 15 anos foram atendidos na Santa Casa de Taquarituba depois de comerem a merenda escolar que tinha arroz, feijão e carne de porco. De acordo com a prefeitura, os alunos foram medicados e liberados no mesmo dia.

A Vigilância Sanitária fez uma vistoria na empresa fornecedora e coletou amostras das merendas, que foram enviadas para análise no Instituto Adolfo Lutz.

A prefeitura também decidiu não renovar o contrato com a empresa terceirizada devido a questão econômica e contratual. Desde então, uma outra empresa fornece merenda às escolas de forma emergencial.

Escolas que registraram intoxicação de alunos:

  • Emei Jacyra Lopes Rodrigues.
  • EMEI Parque São Roque.
  • Escola Municipal Célia de Castilhos Ferreira.
  • Escola Estadual José Penna.
  • Escola Municipal Professora Julieta Trindade Evangelista.
  • Escola Municipal Maria Esther Di Paschoal.
  • Consuello Monteiro Gonçalves.

Cegarra Imóveis

BOM DA PESCA

Santa Cruz – Funerária

CASA DO MECÂNICO

ADS

Meines

BELLA PIZZA

Modelar Box

LPNET

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *