A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itararé, através da equipe da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), prendeu, na quarta e nesta quinta-feira (8 e 9), dois homens em flagrante pelo crime de tráfico de entorpecente. Um deles deu bastante trabalho.
Somente nessa semana, três traficantes foram presos pela GCM em Itararé. No dia 7, conforme já noticiado pelo Portal, um traficante foi preso no Jardim Dona Anésia.
De acordo com a corporação, nesse primeiro flagrante, durante patrulhamento pela vila Novo Horizonte, os guardas se depararam com um homem já conhecido nos meios policiais, entregando uma sacola plástica de cor azul para outro indivíduo. Ao notar a presença da viatura, este segundo empreendeu fuga, dispensando a sacola.
Ao realizar a abordagem e verificado o conteúdo da sacola, foi constatado que havia três embalagens plásticas, contendo 22 pinos de cocaína, em cada, totalizando 66 pinos. Diante da situação, foi dada a voz de prisão em flagrante e encaminhado ao Plantão Policial, juntamente com as drogas e um aparelho celular.
O primeiro homem, que teria vendido a droga, fugiu, não sendo possível localizá-lo.
Detido após resistir à abordagem
Ainda conforme o dito pela corporação, no segundo caso dessa pauta e terceiro do gênero na semana, a equipe estava em deslocamento pela Rua Roberto Teodorico, Vila Esperança, quando identificou um indivíduo, conhecido no meio policial por envolvimento em atividades ilícitas. Ao avistar a viatura, o suspeito mudou de direção e iniciou fuga, descartando uma embalagem plástica.
Após perseguição pelas ruas do bairro, a equipe localizou um saco plástico contendo nove pedras de crack no trajeto percorrido pelo suspeito. Apesar das buscas, o indivíduo não foi encontrado de imediato. Posteriormente, foi identificado na mesma rua, em frente a uma viela, acompanhado de familiares.
No momento da abordagem, o homem reagiu de forma agressiva, lançando uma pedra contra um agente, que foi atingido no tórax. Para conter o ataque e assegurar a ordem, foi necessário o uso moderado da força, incluindo munição de elastômero e gás lacrimogêneo.
Com o apoio das equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), o suspeito foi imobilizado e, devido a um ferimento causado pelo disparo, foi encaminhado, de imediato, para atendimento médico no hospital. Os fatos foram apresentados à autoridade competente, no Plantão Policial.
O indivíduo responderá pelos crimes de resistência, conforme Artigo 329 do Código Penal, e tráfico de drogas, conforme Artigo 33 da Lei de Drogas. O homem permanece sob observação médica.
Denúncias – Denúncias sobre tráfico de drogas e demais irregularidades podem ser feitas à GCM pelos telefones 199 ou 153.