Exclusivo: imagens mostram estado das galerias pluviais do centro da cidade de Avaré - sudoestepaulista

Exclusivo: imagens mostram estado das galerias pluviais do centro da cidade de Avaré

Alguns pontos estão limpos, mas outros, sujeira, entulhos e até encanamentos entopem e obstruem a passagem das águas.

O leitor que enviou as fotos à redação do Portal do Sudoeste Paulista, via Whatsapp, se limitou apenas a poucas informações sobre elas. Disse que as fotos são recentes e de galerias do centro da cidade de Avaré, sem revelar como conseguiu as imagens, muitos menos a autoria. Ao todo recebemos e publicamos seis imagens, mas a fonte disse haver muitas outras fotos.

Outra afirmação da fonte, muito importante por sinal, é sobre a imagem mais preocupante, pois é justamente de um trecho que fica entre as ruas Maranhão e Rio de Janeiro, passando pelo local onde uma moto foi engolida pela cratera causada pela enxurrada.

Como uma de suas principais promessas de campanha era de acabar com as enchentes, o prefeito tem sido cobrado vias redes sociais.

A promessa não foi cumprida e pior, as imagens obtidas com exclusividade pelo Portal do Sudoeste Paulista, mostram que nem a limpeza das galerias são realizadas a contento. Até mesmo em trechos a céu aberto, onde árvores e arbustos obstruem a passagem das águas.

Ao ver as imagens é importante levar em consideração que as galerias são estreitas, indo de 1 metro a no máximo 2 metros de diâmetro, ou seja, basta um cano cruzando o canal, para causar problemas.

Portanto as imagens revelam que a situação extrapola o descaso público e chega até as falhas nos projetos de engenharia. Além do entulho, incluindo um pé de bananeira e muitas pedras e tijolos, uma imensa quantidade de canos foram instalados de forma a cruzar as galerias, se tornando um grande obstáculo para as águas e um excelente local para o enrosco de entulhos, principalmente durante uma tromba d’água.

Como a atual administração tem por habito não falar com parte da imprensa e sua assessoria não responder aos questionamentos do Portal, a redação conseguiu apurar que as fotos agora de conhecimento público, já passaram pelas mãos do prefeito e principais assessores, sendo possível afirmar que a Prefeitura Municipal de Avaré tinha prévio conhecimento da situação das galerias.

Através do Decreto nº 6.669, de 01 de fevereiro de 2022, a Prefeitura decretou estado de calamidade pública no município e, em release à imprensa, disse nesta quarta-feira, 2, culpa ribeirões e córregos – as chuvas estão entre as mais fortes dos últimos 20 anos, provocando um gargalo no Ribeirão Lajeado que cruza a cidade, na altura do cruzamento das ruas São Paulo e Santa Catarina, além do transbordamento no Horto Florestal, no Córrego do Curtume, na altura do Jardim Brasil, e também no Córrego do “burrinho”, que tem grande parte sua calha sobreposta por imóveis que foram construídos décadas atrás.

Primeiro infraestrutura urbana, depois praças e eventos turísticos. Ainda segundo a prefeitura, que reconhece o problema como crônico, desde 2017, o prefeito Jô Silvestre vem atuando junto ao Governo do Estado de São Paulo em busca de auxílio para custear as obras que possam solucionar o problema, estimada em cerca de R$ 80 milhões de reais, o custo exato de 10 anos de festas de peão e carnaval, sem contar os inúmeros eventos recreativos que juntos acabam consumindo milhões, todos os anos.

Lembrando aos caros leitores que, mesmo a prefeitura dizendo o contrário, os milhões em verbas que o município recebe todo ano do DADE, por ser uma Estância Turística, podem sim serem usadas obras de infraestrutura urbana, do tipo sanar enchentes. Exemplo podemos citar, uma verba usada pelo então prefeito Poio Novaes para recapear parte das avenidas no centro da cidade. Basta vontade política e capacidade de planejamento.

Exclusivo: imagens mostram estado das galerias pluviais do centro da cidade de Avaré - sudoestepaulista Exclusivo: imagens mostram estado das galerias pluviais do centro da cidade de Avaré - sudoestepaulista Exclusivo: imagens mostram estado das galerias pluviais do centro da cidade de Avaré - sudoestepaulista Exclusivo: imagens mostram estado das galerias pluviais do centro da cidade de Avaré - sudoestepaulista Exclusivo: imagens mostram estado das galerias pluviais do centro da cidade de Avaré - sudoestepaulista

Cegarra Imóveis

BOM DA PESCA

Santa Cruz – Funerária

CASA DO MECÂNICO

ADS

Meines

BELLA PIZZA

Modelar Box

LPNET

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *