Fartura se despede de seu herói de guerra, o lendário Dionysio Bortoti - sudoestepaulista

Fartura se despede de seu herói de guerra, o lendário Dionysio Bortoti

O Pracinha havia completando em março último, 101 anos.

Em decorrência de causas naturais, faleceu neste sábado, 6, o mais lendário dos farturenses, o Sr. Dionysio Bortoti, um dos 10 farturenses que lutaram na Segunda Guerra Mundial.


Não se sabe ao certo, quantos ainda estão vivos, mas segundo uma matéria do G1, de julho de 2019, de 25 mil soldados que o Brasil enviou à Europa, apenas 50 estavam vivos e infelizmente, neste sábado, 6, outra lenda descansou.


Em março último, Seu Dionysio Bortoti, completou 101 anos. Um Pracinha do Exército Brasileiro, que aos 22 anos de idade, junto de mais 9 farturenses, literalmente lutou contra os nazistas na segunda guerra mundial.


Seu Dionísio era remanescente das tropas brasileiras enviadas para lutar na Itália. Essa ação militar ficou conhecida como Força Expedicionária Brasileira. De acordo com historiadores, o farturense e demais Pracinhas lutaram em importantes batalhas, a mais emblemática é a conquista de Monte Castello. É consenso que os brasileiros já chegaram nos campos de batalha sendo enviados às linhas de frente.


O ex-funcionário público (servente na escola Monsenhor José Trombi) e agricultor Dionysio foi casado com Zenit Marina da Silva Bortoti. Eles tiveram duas filhas, seis netos e dois bisnetos.


De acordo com informações publicadas no site do Exército Brasileiro, em 2 de julho de 1944, Dionysio e companhia foram transportados rumo ao front do primeiro contingente da Força Expedicionária Brasileira, sob o comando do general Zenóbio da Costa. A FEB permaneceu ininterruptamente por duzentos e trinta e nove dias em combate.


Ainda segundo dados oficiais, morreram em ação, 454 homens do exército e 5 pilotos da força aérea. A divisão brasileira ainda teve cerca de duas mil mortes decorrentes dos ferimentos de combate, e mais de doze mil baixas em campanha por mutilação ou outras diversas causas incapacitantes para a continuidade no campo de batalha.


O lendário Dionysio Bortoti, será lembrado como um verdadeiro herói de guerra farturense e brasileiro. Seu corpo está sendo velado em Fartura neste domingo, 7, e seu sepultamento está programado para ocorrer as 15hs, no Cemitério Municipal.

Fartura se despede de seu herói de guerra, o lendário Dionysio Bortoti - sudoestepaulistaDionysio Bortoti, o lendário pracinha farturense da II Guerra Mundial, em missa pela passagem de seu 101 aniversário
Fartura se despede de seu herói de guerra, o lendário Dionysio Bortoti - sudoestepaulista

Cegarra Imóveis

BOM DA PESCA

Santa Cruz – Funerária

CASA DO MECÂNICO

ADS

Meines

BELLA PIZZA

Modelar Box

LPNET

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *