Fase Vermelha – Prefeitura de Avaré entra com liminar enquanto Itapeva e Piraju prometem também ir à Justiça
Prefeitos das três cidades estão descontentes por terem de retroceder e fechar novamente parte do comércio
O prefeito de Itapeva, Mario Tassinari, que por sinal é médico, se juntou aos prefeitos de Avaré, Jô Silvestre e de Piraju, José Maria Costa, para compor o trio de alcaides da região Sudoeste Paulista, que se manifestou oficialmente até o momento, contrário ao Governo João Dória. Através do Plano SP, divulgado em coletiva na última sexta-feira, 26, toda a macro região voltou para a Fase Vermelha, retrocedendo ainda mais o já fragilizado comércio.
Curiosamente os três municípios estão classificados como turísticos pelo Governo do Estado. Itapeva é MIT – Município de Interesse Turístico, e Piraju e Avaré são Estâncias Turísticas. Enquanto os contrariados Tassinari e José Maria, ameaçam “procurar seus direitos”, Jô Silvestre deu um passo adiante e procurou a justiça, na manhã desta terça-feira, 30.
Descontente com o retrocesso da economia local, a Prefeitura de Avaré, divulgou no final desta manhã, que entrou com pedido de liminar na Justiça, para tirar o município da Fase Vermelha do Plano SP. Jô Silvestre quer o comércio funcionando e almeja, como todos, a volta para a Fase Laranja.
De acordo com a Prefeitura, na ação confeccionada pela Procuradoria Geral do Município, ficou demonstrado cabalmente que Avaré se enquadra na Fase 2 (Laranja) do Plano de São Paulo, razão pela qual não possui qualquer embasamento legal ou científico a manutenção da atual situação, ocasionando injustificado agravamento da recessão econômica.
Questiona o município que o governador João Doria, ao classificar Avaré em fase mais restritiva e gravosa do que lhe seria cabível e necessário, também trata de forma igual situações completamente distintas, ferindo o princípio da isonomia, não podendo ser levado em consideração índices de região e municípios diversos, os quais não possui qualquer dependência no tocante ao sistema de saúde.
Na manhã desta segunda-feira, dia 29, o prefeito itapevense se pronunciou por meio de uma “live”. O médico e chefe do Poder Executivo explicou que os municípios não podem simplesmente contrariar o Decreto Estadual. Entretanto, disse que iria recorrer ainda ontem, para Itapeva ficar na fase laranja, com o objetivo de os comércios considerados não-essenciais continuarem trabalhando com as devidas restrições.
Prefeito de Itapeva durante ‘live’ realizada na manhã desta segunda-feira
De acordo com o prefeito, a cidade tem dados suficientes para comprovar que pode se manter nesta fase ou até mesmo avançar para a amarela, possibilitando que mais categorias voltem a funcionar normalmente.
José Maria Costa, Prefeito da Estância Turística de Piraju
O Comitê de Enfrentamento e Prevenção ao Coronavírus de Piraju, se reuniu na manhã desta segunda-feira (29), onde estiveram com a promotora pública, Mariana Ueshiba da Cruz Gouveia por videoconferência para discutirem sobre a situação.
Na reunião, foram apresentados os números da pandemia em Piraju que mostram claramente que o Município poderia estar enquadrado na fase laranja ou até amarela do Plano São Paulo.
Por sua vez, a Prefeitura declarou que estuda a possibilidade de contestar o rebaixamento do Município na Justiça e levar a situação na pandemia em Piraju ao conhecimento do governador João Dória. Na manhã desta terça-feira (30) estava programado, segundo a assessoria do executivo, o encaminhamento ao presidente da AMVAPA, de um pedido de auxílio dos prefeitos da região para este propósito.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!