Fim do serviço de balsas prejudica moradores e comércio entre Fartura, Barão e Itaporanga - sudoestepaulista

Fim do serviço de balsas prejudica moradores e comércio entre Fartura, Barão e Itaporanga

Moradora em Barão de Antonina fez imagens da balsa, a qual ela descreve como “abandonada no tempo e enferrujando.”

Em março de 2022 as duas balsas que ligavam o município de Fartura a Barão de Antonina, pelo bairro Triunfo e a Itaporanga pelo bairro Taquara Branca pararam de funcionar, deixando desamparados centenas de moradores da região que margeia a Represa Xavantes, como muitos comerciantes e agropecuaristas.


Dentre os afetados certamente os menos abastados são os que mais sofrem. É o caso de uma leitora do Portal do Sudoeste Paulista e moradora num bairro rural do município de Barão de Antonina.


Para ela, o fim do serviço é um descaso à população e conta seu problema. “Eu mesma nunca andei barco, tenho pavor. Mas tive de enfrentar o medo para poder ir ver minha mãe que está doente”. Dona Nadir fez imagens mostrando sua travessia a barco e a balsa, a qual ela descreve como “abandonada no tempo e enferrujando”.


Se para uma senhora é um problema atravessar a barco a represa, difícil imaginar quão complicado se tornou para os comerciantes e agropecuaristas que utilizavam do serviço. Infelizmente um retrocesso.


Para os antigos usuários, as balsas estão abandonadas, mas para a Prefeitura de Fartura, responsável pelas duas embarcações é diferente o termo, elas foram desativadas.


O município de Fartura diz que não possui mais interesse em mantê-las em funcionamento devido aos altos custos com manutenção, combustível e folha de pagamento dos servidores lotados nas embarcações. Soma-se a também a baixa arrecadação com as tarifas de travessia.

Entretanto, no dia 21 de março de 2022, quando o serviço foi paralisado, uma ação da Promotoria de Justiça, relatando irregularidades nas embarcações, foi apontado com a causa da paralisação do serviço.


Segundo a prefeitura, na época, a representação gerou uma autuação (multa), mas não forneceu os motivos.


A redação do Portal do Sudoeste Paulista obteve a informação de que o prefeito Luciano Filé propôs, formalmente, em novembro de 2022, a doação das balsas aos municípios de Itaporanga e de Barão de Antonina, tendo em vista que a maioria dos usuários são residentes dessas cidades, se colocando, ainda, à disposição para uma eventual parceria com os dois vizinhos para manter o funcionamento das embarcações, no entanto, diz que não obteve resposta alguma, motivo pelo qual as embarcações foram desativadas definitivamente.

Fim do serviço de balsas prejudica moradores e comércio entre Fartura, Barão e Itaporanga - sudoestepaulistaImagem feita de cima da balsa, mostra pessoas utilizando barcos para atravessar a represa
Fim do serviço de balsas prejudica moradores e comércio entre Fartura, Barão e Itaporanga - sudoestepaulistaLeitora enviou vídeo da balsa de Fartura a Barão, relatando que o equipamento está enferrujando no tempo

SS Consultoria

Cegarra Imóveis

BOM DA PESCA

Santa Cruz – Funerária

CASA DO MECÂNICO

Modelar Box

ADS

BELLA PIZZA

LPNET

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *