O Governo do Estado de São Paulo premiou, na terça-feira, 25, no Memorial da América Latina, 470 municípios que se destacaram na alfabetização de crianças.
O Prêmio Excelência Educacional, parte do programa Alfabetiza Juntos SP, reconhece os esforços das redes municipais que atingiram as metas estabelecidas na avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 2024.
O investimento total na premiação é de R$ 80 milhões, sendo R$ 6,4 milhões para 59 cidades da região de Sorocaba, onde o governo inclui a região Sudoeste Paulista.
Foram concedidos dois tipos de premiação: um para os municípios com escolas vencedoras no Prêmio Excelência Educacional, que reconheceu 1.171 escolas municipais de 442 cidades; e outro para os 100 municípios que obtiveram os melhores resultados na Avaliação de Fluência Leitora. 72 prefeituras receberam ambas as premiações.
Na região Sudoeste Paulista, 18 cidades receberam o prêmio Excelência Educacional pelos resultados no Saresp: Arandu, Avaré, Barão de Antonina, Buri, Capão Bonito, Cerqueira César, Fartura, Itaí, Itapeva, Itaporanga, Itararé, Manduri, Nova Campina, Piraju, Ribeirão Branco, Taquarituba, Timburi e Óleo.
A segunda premiação, pelo avanço dos resultados da Avaliação de Fluência Leitora, foi concedida a três cidades da região, algumas delas que receberam dois prêmios. Estão entre as 100 cidades da Avaliação de Fluência Leitora: Sarutaiá, Taguaí e Timburi.