Homem que morreu de febre hemorrágica passou 15 dias em Itaporanga - sudoestepaulista

Homem que morreu de febre hemorrágica passou 15 dias em Itaporanga

Agentes do Ministério da Saúde irão visitar Itaporanga e Itapeva nos próximos dias

Além dos dois dias passados em Itapeva, o homem que morreu de febre hemorrágica, proveniente do arenavírus, transmitido ao ser humano por fezes e urina de roedores, passou cerca de duas semanas em Itaporanga.

Agentes do Ministério da Saúde devem visitar nos próximos dias Itapeva e Itaporanga. No sábado, 25, os agentes devem estar em Itaporanga para verificar as áreas onde o paciente esteve e fazer contato com a família dele. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o homem, de 52 anos, passou 15 dias na cidade visitando os sogros, que moram em um bairro da zona rural.

A vítima, um homem de 52 anos, morador de Sorocaba, começou a apresentar os sintomas no dia 30 de dezembro e foi atendido em três hospitais de Eldorado (SP), Pariquera-Açu (SP) e São Paulo, até morrer por complicações da doença no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFM-USP), no dia 11 de janeiro. O caso é o primeiro em 20 anos, registrado no país.

Segundo a secretária de Saúde de Itapeva, Karen Grube Lopez, o homem teria passado por Itapeva entre os dias 21 e 22 de dezembro para visitar seus familiares. “Ele não teve sintomas neste período, somente dia 30 de dezembro é que começaram as febres e dores abdominais”, contou.

Todas as pessoas que tiveram contato com o doente estão sendo monitoradas. Esta ação deve acontecer até o dia 3 de fevereiro, quando se encerra o prazo de 21 dias do ciclo da febre hemorrágica.

O ministério está considerando o caso como um evento de saúde pública grave por conta da raridade e da letalidade da doença.

No país há registros de apenas quatro casos da doença, sendo três adquiridos em ambiente silvestre no estado de São Paulo e um por infecção em ambiente laboratorial no Pará. Todos foram contabilizados na década de 90, o último em 1999.

Com informações do G1

Cegarra Imóveis

BOM DA PESCA

Santa Cruz – Funerária

CASA DO MECÂNICO

ADS

Meines

BELLA PIZZA

Modelar Box

LPNET

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *