Em meados de 2018 teve início o processo de municipalização do Horto Florestal de Avaré, até então administrado pela Fazenda do Estado. Desde então, a não ser uma roçada ou outra e a instalação de aparelhos para pessoas com deficiência, o maravilhoso patrimônio ambiental da Estância Turística está sob estado de abandono.
A imprensa local tem noticiado no decorrer desses anos, uso de drogas, depredação, falta de manutenção e até mesmo ocorrências policiais. Vale lembrar que a Secretaria de Meio Ambiente está lá instalada, ou seja, tudo aos olhos do Secretário Municipal.
Nessa semana o jornal on-line Avaré Notícias publicou uma matéria mostrando o estado precário de uma passarela. Uma dentre tantas com problemas, a exemplo dos brinquedos de ferro e madeira que apresentam perigo às crianças. Que fim levou o Viveiro de Mudas?
Além da beleza cênica, da preservação ambiental, do potencial de lazer e turismo, o local abriga a nascente do Ribeirão Lageado, o mais importante de Avaré, pois fornece boa parte da água consumida pelo avareense. Ademais, são poços artesianos.
Com tantos problemas e no horizonte próximo as iminentes críticas dos formadores de opinião e da população avareense, a atual administração tem mostrado preocupação com o problema.
No último dia 25, o prefeito Roberto Araújo anunciou a melhora na segurança do Horto, um símbolo da preservação ambiental do avareense.
Depois que uma denúncia envolvendo um homem com atos libidinosos atormentando mulheres, o alcaide pediu apoio a Polícia Militar que prometeu melhor o policiamento.

Ao menos a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Avaré, localizada dentro do Horto, parece estar recebendo manutenção adequada
Como Avaré é uma Estância Turística e está inserida em um programa estadual de investimentos no turismo, o município recebe milhões de reais todos os anos, através do DADETUR.
De acordo com a Prefeitura, técnicos participaram na quarta-feira, 20, de um encontro promovido pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR) em São Paulo.
Na ocasião, foi apresentado o pré-projeto para a obtenção de recursos do DADETUR 2025 para a revitalização do Horto Municipal.
Como bem lembra a Comunicação da Prefeitura, Avaré é estância turística desde 2002. A Represa Jurumirim, o Camping Municipal e o Horto Florestal são os principais cartões-postais de Avaré.

Passarelas de madeira, se perdeu por falta de manutenção, no Horto Florestal de Avaré – Imagem Avaré Notícias

O prefeito Roberto Araujo ao lado do vereador Pedro Fusco junto da Polícia Militar no Horto Florestal, após registros de insegurança no local

Passarela de madeira, sem condições de uso, no Horto Florestal de Avare – Imagem Avaré Notícias