Encontro debateu projeto para desenvolvimento do turismo rural em Itaí

Lideranças discutem em Itaí projeto para desenvolvimento do turismo rural no município

“Avança Turismo” promete oferecer capacitações para que produtores agreguem mais opções de negócios em suas propriedades.
Encontro debateu projeto para desenvolvimento do turismo rural em Itaí

Lideranças discutem em Itaí projeto para desenvolvimento do turismo rural no município

“Avança Turismo” promete oferecer capacitações para que produtores agreguem mais opções de negócios em suas propriedades.
Lideranças discutem em Itaí projeto para desenvolvimento do turismo rural no município - sudoestepaulistaLideranças discutem em Itaí projeto para desenvolvimento do turismo rural no município - sudoestepaulistaLideranças discutem em Itaí projeto para desenvolvimento do turismo rural no município - sudoestepaulistaLideranças discutem em Itaí projeto para desenvolvimento do turismo rural no município - sudoestepaulistaLideranças discutem em Itaí projeto para desenvolvimento do turismo rural no município - sudoestepaulistaLideranças discutem em Itaí projeto para desenvolvimento do turismo rural no município - sudoestepaulistaLideranças discutem em Itaí projeto para desenvolvimento do turismo rural no município - sudoestepaulistaLideranças discutem em Itaí projeto para desenvolvimento do turismo rural no município - sudoestepaulistaLideranças discutem em Itaí projeto para desenvolvimento do turismo rural no município - sudoestepaulistaLideranças discutem em Itaí projeto para desenvolvimento do turismo rural no município - sudoestepaulistaLideranças discutem em Itaí projeto para desenvolvimento do turismo rural no município - sudoestepaulistaLideranças discutem em Itaí projeto para desenvolvimento do turismo rural no município - sudoestepaulistaLideranças discutem em Itaí projeto para desenvolvimento do turismo rural no município - sudoestepaulistaLideranças discutem em Itaí projeto para desenvolvimento do turismo rural no município - sudoestepaulistaLideranças discutem em Itaí projeto para desenvolvimento do turismo rural no município - sudoestepaulista

O “Avança Turismo”, programa desenvolvido pelo Sindicato Rural de Itaí, Prefeitura Municipal e Senar, conta com o apoio do Sebrae-SP. No final de fevereiro, cerca de 40 pessoas estiveram presentes no primeiro encontro realizado pelo projeto, no Armazém Garcia, em Itaí.

 

Na ocasião, foram discutidas quais ações e capacitações podem contribuir para o desenvolvimento do turismo rural na região. Estiveram presentes representantes do Sebrae-SP, Sindicato Rural, Prefeitura Municipal, Associação Comercial de Itaí, além de produtores rurais.

 

De acordo com Vinicius Getco, consultor do Sebrae-SP, o sucesso do projeto depende do que foi visto nesse primeiro encontro. “Aqui estamos com a iniciativa privada e Prefeitura de mãos dadas rumo ao desenvolvimento. O Sebrae vem para somar nessa iniciativa, com ações voltadas para capacitação empresarial e apoiando a Prefeitura no desenvolvimento do plano de turismo municipal”, explicou.

 

Manoel José Rahmi Garcia, do Sindicato Rural, afirmou que algumas atividades de capacitação para o turismo rural ocorreram na cidade nos últimos dez anos, mas não tiveram continuidade. “Por causa da pandemia, ficamos um tempo parados e veio muita gente nova para a região, muitos começaram a ficar mais na propriedade rural e fizeram investimentos aqui. E essas pessoas estão pedindo ajuda no sentido de poder agregar mais opções para seus negócios”, afirmou.

 

A primeira capacitação proposta pelo programa é o curso de Turismo Rural, ofertado pelo Senar, com dez módulos e 240 horas de duração. O curso tratará desde o diagnóstico das potencialidades da propriedade até como receber o cliente.

 

Cristina Oliveira, da Casa Soncini, é uma das produtoras que estiveram na reunião. Ela tem uma vinícola em Itaí e planeja dar início ao projeto de enoturismo no segundo semestre de 2026.

 

“Para nós, um curso de turismo rural é muito importante, porque estamos trabalhando forte com enoturismo. Nossas instalações estão em uma ruína de 85 anos, às margens da represa Jurumirim, e contamos com uma área de mata. Queremos usar esses atrativos para fazer um roteiro para que as pessoas venham, se hospedem ou passem o dia fazendo coisas dentro da propriedade. Me formar e aprender a lidar com toda a parte do turismo será muito importante, principalmente na parte de atuar com o cliente. O que eu mais busco hoje é saber atender e encantar o cliente”, disse Cristina.

 

Para André Vilem de Almeida, presidente da Associação Comercial de Itaí, o turismo rural também poderá desenvolver a cidade em diversos setores. “Com o turismo rural, podemos movimentar a parte comercial, hoteleira, gastronômica e cultural. Temos maravilhas em torno do nosso território e estamos correndo atrás para trazer mais investimentos, levar informação para pessoas que não conhecem e unir forças. O crescimento da cidade dependerá muito do turismo”, opinou.

 

“Itaí tem um potencial gigantesco para o turismo. Precisamos de políticas públicas para que possamos melhorar essa questão e fornecer a infraestrutura necessária para atrair empresários e os fazê-los investir na cidade”, ressaltou Tiago de Oliveira, secretário de Cultura e Turismo de Itaí.

 

Colaborou: Assessoria de Imprensa a serviço do Sebrae-SP – Natália Eloy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *