Isso ocorre a todo momento, em todo lugar, em todas as cidades, enfim, onde existe ser humano, existe a crueldade, a maldade. Ativistas da Causa Animal lutam, prefeituras não fazem o suficiente e a população, a vilã, nesse assombroso filme de terror.
No domingo, 23, após alguém alertar a ativista da Causa Animal de Itaí, Karen Marcusso, debaixo de chuva, junto de amigos, ela foi até o lixão irregular, localizado na antiga estrada Itaí a Paranapanema, a SP 268, perto da estação de energia elétrica da cidade, utilizado inclusive por caminhões da prefeitura local, onde recolheram 7 filhotes de cachorro e 5 gatinhos, todos recém-nascidos e a beira da morte.
Os bichinhos cruelmente foram deixados lá, para morrer de inanição e hipotermia. Um a morte lenta e dolorosa. Por sorte, nesse caso, alguém viu, se importou e acionou a cuidadora que tem mais de 40 animais resgatados sendo cuidados em sua casa.
O poder público tenta mostrar serviço, mas falha até então. Mesmo com o investimento em um novo Canil, chamado de UPA Animal, ou seja, Unidade de Pronto Atendimento, o drama persiste.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itaí, a unidade inaugurada em 2024, conta apenas com uma veterinária e uma assistente. Somente com o prédio pronto, sem equipe e equipamentos, o Canil está lotado, com todas as baias ocupadas.
O prefeito Zé Ramiro falou à reportagem que no momento ocorre um chamamento público para que o Canil seja terceirizado, para então cumprir sua função. Com uma equipe de médicos veterinários a promessa é de oferecer exames e procedimentos de baixa complexidade. “Os mais complicados, serão realizados no prédio da empresa que ganhar a licitação.” Disse o prefeito.
O Canil realiza vacinação contra a raiva de segunda a sexta. A castração é feita em Avaré. Por mês são realizados de 65 a 70 castrações, diz a assessoria municipal.
Em tempo, vale lembrar isso é crime e dá cadeia e que o problema é de competência da prefeitura, mas é causado pela própria população, ao menos, parte dela, que tem ausência de bondade, de empatia pela vida e excesso de maldade em seu coração. Toda vida importa, e muito.

Lixão usado pelos desalmados para desovar vidas inocentes