Lobo-Guará é resgatado de dentro da Secretaria do Meio Ambiente de Iaras
Animal que não é selvagem, mas sim silvestre, foi descrito pelos bombeiros como calmo e muito manso. Confira os vídeos.
Muitos tratam nossa fauna como selvagem, mas na verdade, o Brasil é abençoado com uma fauna silvestre e não selvagem. Essa afirmação é comprovada, mais uma vez, durante um resgate a um Lobo-Guará, ocorrido na cidade Iaras, município esse, circundado por reservas ambientais e, ainda, com boas áreas de Cerrado preservadas.
De acordo com o Cabo Marcelo que junto do subtenente J.Antonio, que realizaram a captura e conseguinte bem sucedida soltura do lobinho, que na verdade não tem nada de lobo, o animal se mostrou muito manso e praticamente não tiveram trabalho para colocar o emblemático animal na gaiola, apropriada para esse tipo de ocorrência.
Ainda segundo o Cabo, o desorientado o animal entrou, curiosamente, no pátio da sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Iaras. Se mostrando acuado e manso, o lobinho ao notar a presença de pessoas, calmamente entrou num dos banheiros e lá se sentou, como se estivesse esperando por socorro.
O fato aconteceu na última sexta-feira, 30 de setembro, e o resgate foi realizado por volta das 14hs.
O Cabo Marcelo, que falou com a reportagem do Portal do Sudoeste Paulista, disse que o lobo resgatado é um macho adulto e saudável.
Após o Lobo-Guará ser colocado na gaiola, os bombeiros o conduziram até uma mata preservada, pertencente a Reserva Estadual Santa Bárbara, onde se adentrou e desapareceu mata a dentro, onde vive pressionado pela expansão agrícola e pela Rodovia Castelo Branco, onde muitos desses preciosos animais silvestres são mortos atropelados.
Quanto a esse problema grave, o Portal do Sudoeste Paulista tem cobrado da concessionária que administra o trecho, a construção de corredores de fauna no local, o que resultaria na mitigação dos atropelamentos, como também, numa maior segurança aos usuários da rodovia.
Confira abaixo os vídeos gravados por funcionários da secretaria que mostram a mansidão do animal que de selvagem não tem nada.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!