Travessia de animais silvestres nas rodovias do Estado SP

Lote da SP-270 a ser privatizado deverá ter 22 passagens de fauna no trecho que corta a região Sudoeste Paulista

Governo de SP quer reforçar ações para proteção de animais silvestres nas rodovias paulistas.
Travessia de animais silvestres nas rodovias do Estado SP

Lote da SP-270 a ser privatizado deverá ter 22 passagens de fauna no trecho que corta a região Sudoeste Paulista

Governo de SP quer reforçar ações para proteção de animais silvestres nas rodovias paulistas.
Lote da SP-270 a ser privatizado deverá ter 22 passagens de fauna no trecho que corta a região Sudoeste Paulista - sudoestepaulistaLote da SP-270 a ser privatizado deverá ter 22 passagens de fauna no trecho que corta a região Sudoeste Paulista - sudoestepaulistaLote da SP-270 a ser privatizado deverá ter 22 passagens de fauna no trecho que corta a região Sudoeste Paulista - sudoestepaulistaLote da SP-270 a ser privatizado deverá ter 22 passagens de fauna no trecho que corta a região Sudoeste Paulista - sudoestepaulistaLote da SP-270 a ser privatizado deverá ter 22 passagens de fauna no trecho que corta a região Sudoeste Paulista - sudoestepaulistaLote da SP-270 a ser privatizado deverá ter 22 passagens de fauna no trecho que corta a região Sudoeste Paulista - sudoestepaulistaLote da SP-270 a ser privatizado deverá ter 22 passagens de fauna no trecho que corta a região Sudoeste Paulista - sudoestepaulistaLote da SP-270 a ser privatizado deverá ter 22 passagens de fauna no trecho que corta a região Sudoeste Paulista - sudoestepaulistaLote da SP-270 a ser privatizado deverá ter 22 passagens de fauna no trecho que corta a região Sudoeste Paulista - sudoestepaulistaLote da SP-270 a ser privatizado deverá ter 22 passagens de fauna no trecho que corta a região Sudoeste Paulista - sudoestepaulistaLote da SP-270 a ser privatizado deverá ter 22 passagens de fauna no trecho que corta a região Sudoeste Paulista - sudoestepaulistaLote da SP-270 a ser privatizado deverá ter 22 passagens de fauna no trecho que corta a região Sudoeste Paulista - sudoestepaulistaLote da SP-270 a ser privatizado deverá ter 22 passagens de fauna no trecho que corta a região Sudoeste Paulista - sudoestepaulistaLote da SP-270 a ser privatizado deverá ter 22 passagens de fauna no trecho que corta a região Sudoeste Paulista - sudoestepaulistaLote da SP-270 a ser privatizado deverá ter 22 passagens de fauna no trecho que corta a região Sudoeste Paulista - sudoestepaulistaLote da SP-270 a ser privatizado deverá ter 22 passagens de fauna no trecho que corta a região Sudoeste Paulista - sudoestepaulistaLote da SP-270 a ser privatizado deverá ter 22 passagens de fauna no trecho que corta a região Sudoeste Paulista - sudoestepaulista
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O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos, previu no edital de concessão do Lote Paranapanema (Rodovia Raposo Tavares) a obrigatoriedade da implementação de 22 passagens de fauna ao longo dos 282,3 km de rodovias que serão concedidas à iniciativa privada entre os municípios de Ourinhos e Itapetininga.

 

Dentro dos primeiros dois anos de contrato, a concessionária deverá apresentar um Plano de Ação de Biodiversidade (PAB), que contempla a instalação de passagens aéreas e subterrâneas para auxiliar a fauna, construção, adequação e manutenção desses corredores, além da identificação de hotspots – áreas críticas de alta incidência de atropelamentos, e também o grau de ameaça das espécies nas margens das rodovias concedidas.

 

Levantamento da Artesp mostra que, entre 2019 e 2023, mais de 36 mil animais silvestres foram atropelados em toda a malha de rodovias concedidas no estado de São Paulo, com redução de 4,37% nas ocorrências em 2022. Atualmente, são 415 estruturas em funcionamento e mais 121 previstas para serem implantadas nas rodovias paulistas concedidas.

 

“A instalação de passagens de fauna é uma solução eficaz para reduzir os acidentes com animais, garantir a proteção das espécies que habitam essas regiões e tornar o trânsito mais seguro”, destaca Raquel Carneiro, diretora da Companhia Paulista de Parcerias (CPP).

 

O Lote Paranapanema atravessa uma região de Mata Atlântica com fauna rica e diversificada, que habita as matas ciliares no entorno das represas utilizadas para geração de energia elétrica. A Estação Ecológica Paranapanema, localizada no quilômetro 244 da rodovia Raposo Tavares, já identificou a presença de espécies como tamanduá-bandeira, quati, capivara, paca e onça parda nos trechos atendidos pelo Lote Paranapanema.

 

Para o Governo de São Paulo, a proteção à biodiversidade local nos trechos cortados por rodovias é um compromisso. Os projetos da Rota Sorocabana e Nova Raposo também preveem a implementação de mais 50 passagens de fauna, com um investimento de R$ 16,9 milhões destinados aos corredores para animais.

 

Com um investimento total de R$ 4,7 bilhões, o Lote Paranapanema contempla 282,3 km e beneficia 13 municípios da Região de Sorocaba, Angatuba, Bernardino de Campos, Buri, Campina do Monte Alegre, Canitar, Chavantes, Ipaussu, Itaí, Itapetininga, Ourinhos, Paranapanema, Piraju e Tejupá.

 

Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP)

 

O Lote Paranapanema faz parte dos 1.800 km de rodovias qualificados no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), que tem como objetivo ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo.

 

Com foco nas áreas de Rodovias, Mobilidade, Social e Água/Energia, o PPI-SP está realizando o maior e mais completo programa de investimentos com a iniciativa privada da história de São Paulo, beneficiando a população paulista e impulsionando o crescimento econômico regional. Ao todo, já são 29 projetos qualificados e uma carteira de mais de R$ 494 bilhões.

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