O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), realizou nesta sexta-feira (5), na B3, o leilão do Lote Paranapanema. O certame consagrou a empresa Infra BR, do Grupo Pátria, que ofereceu proposta de desconto de 11,60% sobre a contraprestação pública máxima anual de referência, de cerca de R$ 310 milhões.
A concessão firma a Rodovia Raposo Tavares (SP-270) como importante rota do agronegócio no Sudoeste Paulista, ligando Itapetininga a Ourinhos, e ainda beneficia outros 11 municípios das regiões de Marília e Sorocaba com mais segurança, fluidez e competitividade logística.
A empresa vencedora ofereceu, nos envelopes, desconto inicial de 10,10% e elevou o percentual na etapa de Viva Voz, chegando aos 11,60%. O leilão também teve como licitantes a empresa CS Infra e o consórcio Viaja + SP. A primeira ofereceu, na etapa dos envelopes, desconto de 3,20%. Já o consórcio Viaja + SP ofereceu 8,41% (envelopes) e 10,60% (Viva Voz).
A concessão abrange 285 km — trechos da SP-270 (Raposo Tavares), SP-189 (Eng. Lauri Simões de Barros), SP-278 (Mello Peixoto) e acessos. O contrato prevê a duplicação de mais de 150 km, com novas passarelas, paradas de ônibus, acostamentos, vias marginais, e dispositivos em desnível e em nível.
Também estão incluídos iluminação em LED nas áreas urbanas, CFTV, painéis de mensagens variáveis, conectividade, postos de pesagem e ambulâncias para atendimento médico.
A operação contará com monitoramento 24 horas, atendimento a incidentes, inspeções de tráfego e serviços de guincho e pronto-atendimento, atrelados a metas de qualidade com deduções em caso de descumprimento — reforçando o foco em segurança viária e eficiência operacional.
O impacto regional alcança diretamente Angatuba, Bernardino de Campos, Buri, Campina do Monte Alegre, Canitar, Chavantes, Ipaussu, Itaí, Itapetininga, Ourinhos, Paranapanema, Piraju e Tejupá.
A duplicação integral do trecho da Raposo Tavares transforma a rodovia em alternativa estratégica à Castello Branco (SP-280), conectando o interior e a região Centro-Oeste ao Porto de Santos e reduzindo gargalos logísticos.
O Lote Paranapanema se soma aos projetos Nova Raposo e Rota Sorocabana (concedidos em 2023), formando um corredor totalmente duplicado e qualificado na Raposo Tavares, com melhor distribuição do fluxo e menor pressão sobre a Castello Branco.