Meio Ambiente agradece: Prefeitura de Itapeva lança projeto de coleta seletiva do lixo - sudoestepaulista

Meio Ambiente agradece: Prefeitura de Itapeva lança projeto de coleta seletiva do lixo

Denominado “Itapeva Recicla”, programa é desenvolvido em parceria com cooperativas de recicladores.

A partir do mês de janeiro de 2.023, a Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, em parceria com as Cooperativas Coopersel e Santa Maria, lança o Programa Itapeva Recicla – Coleta Seletiva porta a porta, uma ação especial em que todos os materiais recicláveis, como papel, plástico, metal e vidro serão coletados em frente às casas e enviados às Centrais de Triagem, onde cooperativas de catadores fazem a seleção e venda deste material, transformando-os em renda própria, além de possibilitarem que estes materiais retornem ao mercado como novos produtos. Também poderão ser entregues aos trabalhadores da coleta seletiva óleo de cozinha, armazenado em garrafas PET, isopor e lixo eletrônico.

Fazendo a coleta seletiva e participando do Itapeva Recicla você ajuda, não só o meio ambiente, mas, também, gera trabalho, contribuindo com o sustento de muitas famílias.

IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA:

A coleta seletiva representa a maneira ecológica mais adequada para o descarte de lixo. Associado ao tema da educação ambiental e do desenvolvimento sustentável, a coleta seletiva evita a poluição do solo e das águas. A intenção é separar todos os resíduos, utilizando-os na reciclagem.

COMO PARTICIPAR:

Basta separar os resíduos (papel, metal, plástico, isopor, vidro e lixo eletrônico), higienizá-los e colocá-los em saco plástico, na calçada às 8h, no dia definido para recolhimento em sua rua. *O óleo de cozinha deve ser entregue em garrafas PET.

Contudo, se possível, acondicione o vidro separadamente para não se misturar ao papel, metal, plástico e isopor, evitando contaminações de líquidos e outros restos de alimentos.

É importante que o vidro esteja protegido para impedir que os catadores se envolvam em acidentes. Na cooperativa, os trabalhadores utilizam equipamentos de proteção individual (EPIs) e são treinados para a triagem dos resíduos de forma a aproveitá-los ao máximo.

Meio Ambiente agradece: Prefeitura de Itapeva lança projeto de coleta seletiva do lixo - sudoestepaulistaBanner contendo informações sobre o novo programa de coleta seletiva da Prefeitura de Itapeva, que lança o Itapeva Recicla, coleta seletiva porta a porta, a partir de janeiro de 2023

Cegarra Imóveis

BOM DA PESCA

Santa Cruz – Funerária

CASA DO MECÂNICO

ADS

Meines

BELLA PIZZA

Modelar Box

LPNET

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *