O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), com apoio da Prefeitura de Capão Bonito, promoverá no dia 15 de janeiro de 2025, a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente.
O evento ocorrerá às 14h, na Avenida Péricles de Freitas, nº 156, no bairro Terras do Imbiruçu.
A conferência faz parte da primeira etapa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que será realizada em maio de 2025, no estado do Pará. Antes disso, o processo também prevê a realização da 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, marcada para acontecer de 3 a 14 de março de 2025, na cidade de São Paulo, conforme a Resolução SEMIL nº 089, de 18 de outubro de 2024.
O objetivo principal da Conferência Municipal é garantir a participação popular na construção de propostas para enfrentar a emergência climática, além de eleger os representantes que levarão as demandas do município à etapa estadual.
Durante o evento, serão criadas e enviadas 10 propostas (2 por eixo temático) para a Conferência Estadual do Meio Ambiente.
Os cinco eixos temáticos que orientarão os debates são:
• Eixo Temático I: Mitigação
• Eixo Temático II: Adaptação e Preparação para Desastres
• Eixo Temático III: Justiça Climática
• Eixo Temático IV: Transformação Ecológica
• Eixo Temático V: Governança e Educação Ambiental
A participação é aberta a toda a população do município com 16 anos ou mais, com destaque para a inclusão de pessoas que vivem em territórios e condições vulneráveis.
Durante a conferência, será eleita a delegação que representará Capão Bonito na etapa estadual, respeitando critérios de gênero e etnia.
Com essa iniciativa, o poder municipal de Capão Bonito afirma seu compromisso com o enfrentamento das questões ambientais e climáticas, garantindo o protagonismo popular e a elaboração de propostas que possam influenciar as decisões nas esferas estadual e nacional.