A concessão rodoviária da denominada Rota Sorocabana vai beneficiar moradores de 17 cidades da região sudoeste, garante o Governo SP. O projeto prevê ampliação, operação e manutenção de 460 quilômetros de rodovias, incluindo trechos rurais operados atualmente pela ViaOeste e estradas sob gestão do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP).
O Governo de São Paulo aprovou na quarta-feira (3) a modelagem final e autorizou a publicação do edital de concessão. Estão previstas duplicação de pistas, criação de faixas adicionais e correções de traçado.
Para quem mora na região Sudoeste Paulista, em tese, o mais importante se refere as melhorias previstas para a perigosa estrada de descida de serra que leva ao litoral.
O investimento previsto é de R$ 8,7 bilhões em 30 anos de concessão. Novas passarelas, mais acostamentos e pontos de ônibus também fazem parte do projeto.
A previsão é que o edital de concessão seja publicado pelo Governo de São Paulo em julho. Mas não esqueça, várias praças de pedágio serão instaladas.
Entenda abaixo cinco pontos da concessão da Rota Sorocabana:
Melhoria das rodovias
O projeto Rota Sorocabana abrange 460 quilômetros de rodovias e atravessa 17 municípios do estado de São Paulo: Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Cotia, Ibiúna, Itu, Juquiá, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sorocaba, Tapiraí, Vargem Grande Paulista e Votorantim.
Uma das melhorias previstas é a conclusão da duplicação da rodovia Bunjiro Nakao (SP-250), nos trechos entre Vargem Grande e Ibiúna e Ibiúna até Piedade. Em Sorocaba, a mesma via deve receber uma correção de traçado, que vai possibilitar mais segurança.
A rodovia João Leme dos Santos (SP-264) também vai ganhar duplicação no trecho de salto do Pirapora. Na região de Sorocaba, a rodovia Raposo Tavares (SP-270) ganhará faixas adicionais, assim como no trecho de ultrapassagem entre Piedade e São Miguel Arcanjo da rodovia Antunes Soares (SP-079). No local, transitam muitos caminhões carregando eucalipto, o que dificulta o trânsito em via simples. A rodovia SP-075 (conhecida como Castelinho) em Sorocaba, também irá receber mais uma faixa entre os quilômetros 0 e 6,5. Assim como na Castello Branco (SP-280), entre os quilômetros 54 e 79.
Nova rota para o litoral
O projeto Rota Sorocabana vai realizar intervenções na rodovia Antunes Soares (SP-079), que começa em Salto, passa por Sorocaba e segue até Juquiá, município lindeiro à BR-116.
O objetivo é deixar o trecho de serra, entre Tapiraí e Juquiá, mais seguro para o motorista descer para o litoral sul de São Paulo. A via é pouco utilizada pelos motoristas em razão da falta de faixas para acostamentos e trechos de muitas curvas.
Imagem do trecho mais famoso da estrada a ser melhorada, a região a Serra da Cabeça da Anta
A concessão vai permitir a construção de faixas adicionais na subida, acostamento, rampa de escape e melhorias na iluminação. No trecho, também será construído um contorno na cidade de Juquiá, no trecho urbano da rodovia SP-079, que faz ligação com a rodovia Régis Bittencourt.
Convênio com os municípios
O projeto Rota Sorocabana prevê a criação de convênios com os municípios para realização de obras em trechos municipais dentro da concessão. É o caso da ponte da cidade de Juquiá, que atualmente está com o tráfego de caminhões limitado, sem passagem de pedestre. O trecho será reformado por meio de um convênio com a prefeitura e devolvido à administração do município.
Em Vargem Grande Paulista, outro convênio firmado com o município visa a implantação de uma avenida marginal municipal. Em São Roque e em Ibiúna, será implementado o contorno viário a partir de vias municipais já existentes.
Na imagem extraída do Google Maps, em grifo, a estrada de descida da serra com a cidade de Juquiá aparecendo abaixo
Pedágio
O projeto Rota Sorocabana contará com o sistema automático livre, pagamento da tarifa de maneira 100% automática (sistema free flow), que permite cobrança mais justa em relação ao trecho percorrido. As vias atualmente sob concessão da ViaOeste terão as praças de pedágios convertidas em pórticos. O novo contrato permitirá redução na tarifa quilométrica atual, além de diminuir o tempo de viagem e a emissão de dióxido de carbono.
Transparência
Durante o período de consultas e audiências públicas da Rota Sorocabana, realizadas entre março e abril deste ano, foram enviadas 458 contribuições referentes ao projeto. Dessas, 78% tiveram acolhimento total ou parcial.
As sugestões de aprimoramento partiram em sua maioria da sociedade civil (288 contribuições), seguida de autoridades públicas e empresas diversas. Entre os principais temas recebidos estão os acessos e duplicações de vias, a criação de ciclovias e distribuição dos pórticos na malha rodoviária.
Programa de Parcerias de Investimentos
O projeto do Lote Nova Raposo faz parte do programa estadual para ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo. Ao todo, são 24 projetos qualificados e uma carteira de mais de R$ 270 bilhões.
A rodovia SP-075 (conhecida como Castelinho) em Sorocaba, também irá receber mais uma faixa entre os quilômetros 0 e 6,5. Assim como na Castello Branco (SP-280), entre os quilômetros 54 e 79