Já está a serviço, no entanto, durante a visita do deputado Major Mecca (PL), em Avaré, responsável pela Emenda Parlamentar que destinou a verba para a compra, os equipamentos foram apresentados ao político durante sua presença no Paço Municipal.
De acordo com o Comandante da Estação, Fábio Lyrio, no valor de R$ 209,000,00 foram adquiridos num pretérito recente um desencarcerador e um extensor, ambos elétricos.
“O equipamento é o que há de mais moderno no mercado. Pelo fato de ser elétrico não há a limitação de movimentos por conta de não haver cabos conectados a eles, o que é comum nos equipamentos hidráulicos utilizados no Bombeiro,” revelou o Comandante.
Segundo ele, os aparelhos são destinados para o salvamento de pessoas presas às ferragens, com potência para atuar em acidentes graves que envolvam veículos pesados, tipo caminhões.
O dencarcerador, parecido com um alicate girante, serve para cortar a ferragem, enquanto que o extensor, é para mover colunas duras que por ventura possam estar sobre vítimas ou que estejam impedindo a remoção de um estado de prisão dentro do veículo.
Equipamentos similares para uso em veículos de pequeno porte, tipo veículos de passeio e caminhonetes, a bem equipada Estação de Avaré já possui e são hidráulicos, o que acarreta dificuldades no manuseio.