Muralha Eletrônica: Capão Bonito e Itararé assinam proposta para aderir ao Sistema Detecta
Sistema utilizada câmeras de monitoramento, instaladas em pontos estratégicos nas cidades atendidas, a fim de identificar veículos e pessoas em dívida com a Justiça.
A cidade de Sorocaba sediou, na terça-feira, 7, no Parque Tecnológico (PTS), um encontro regional que reuniu deputados, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores e outras autoridades de 78 municípios da macrorregião, com o propósito de participar de um evento organizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), para o estabelecimento de convênios com essas cidades.
Estiveram presentes, além do prefeito de Sorocaba e presidente da Região Metropolitana (RMS), Rodrigo Manga, o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo – capitão Guilherme Derrite; o deputado estadual Danilo Balas; o Comandante do CPI-7, Coronel Denis Izumida; o delegado responsável pelo Deinter-7 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior) – dr. Wilson Negrão.
O foco do encontro foram questões relacionadas à segurança pública, envolvendo os governos municipal e estadual.
Entre as soluções propostas, está a possibilidade de adesão dos municípios paulistas a convênios com o governo estadual, com potencial para beneficiar e ampliar o combate à criminalidade em toda área de cobertura.
Pelo menos três convênios nessa área estão disponíveis às municipalidades, a Operação Delegada, o sistema Córtex e o Detecta.
Na oportunidade, os prefeitos de Capão Bonito, Júlio Fernando e de Itararé, Heliton do Valle assinaram a solicitação de adesão ao Convênio Detecta. Na região, somente Avaré dispõe do sistema. Capão Bonito já tem convênio com o Atividade Delegada.
O Sistema Detecta que abrange diferentes formas de monitoramento digital, amplia em muito a segurança do município, ao fornecer e cruzar dados de veículos e de pessoas em dívida com a Justiça. A implantação e o cruzamento de todos esses dados estão ajudando a compor a chamada “Muralha Eletrônica”, que permite identificar veículos ligados a questões de criminalidade.
“Nossa intenção é integrar, cada vez mais, as boas iniciativas de monitoramento que já existem em vários municípios paulistas. Já começamos a ver bons resultados, mas sabemos que isso pode ser levado para todas as cidades do Estado, tornando ainda mais efetivas soluções, como o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que é onde funciona a ‘Muralha Paulista’”, destacou o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite à assessoria de Imprensa da Prefeitura de Capão Bonito.
Colaborou: Assessorias de Imprensa das Prefeituras de Capão Bonito e Itararé
Tenente Coronel PM Adriana Duch Machado, Comandante do 54º BPM de Itapeva com o prefeito de Capão Bonito, Julio Fernando, durante o evento
Definição da noticia
órgão de dominação de classe por excelência, o aparato privilegiado no exercício do controle social
Autoritarismo é uma forma de governo que é caracterizada por obediência absoluta ou cega à autoridade, oposição a liberdade individual e expectativa de obediência inquestionável da população.