Na ausência de uma unidade do SAMU na cidade, cabe ao Corpo de Bombeiros e a própria Polícia Militar, a atender ocorrências em que paramédicos seria o ideal.
Exemplo clássico ocorreu durante a madrugada de segunda-feira, 17. Uma família em apuros, com o bebê engasgado, contou com o auxílio de uma policial militar feminina.
De acordo com o 53º BPM/ – Batalhão de Polícia Militar do Interior, era 00h56, quando uma equipe foi acionada para atender ao chamado de urgência, vindo de uma residência, no Bairro Cohab Sérgio Garcia.
Engasgado, o bebê não respirava e o tempo era o maior inimigo.
Na equipe policial, uma PM feminina certamente bem treinada, realizou o procedimento universal para esse tipo de situação, conhecido como “Manobra de Heimlich”, desobstruindo as vias aéreas do bebê para que voltasse a respirar.
O recém-nascido foi encaminhado ao Pronto Socorro. Após passar pelo atendimento médico, a mamãe pode volta pra casa com seu filho são e salvo.
Por Piraju possuir uma unidade do Corpo de Bombeiros, as autoridades locais decidiram, na época da implantação do SAMU Vale do Jurumirim, abdicaram de uma unidade do SAMU na cidade.

Policial com bebê após o salvamento, em Piraju