Foi realizado dia 26 de outubro, o primeiro Festival Irmãos da Terra que tem por objetivo promover trocas culturais e consolidar os vínculos afetivos entre as comunidades indígenas, quilombolas e assentadas do Sudoeste Paulista.
Este encontro teve como anfitrião o Quilombo Fazenda Silvério, localizado no distrito rural da Pedra Branca em Itararé.
A comunidade anfitriã recebeu como convidados os moradores do Assentamento 8 de Março, de Riversul e a Aldeia Txondaros Tekoá Mbaé, de Barão de Antonina. A atividade reuniu mais de 60 pessoas.
A programação contou com histórias sobre a comunidade, exposição de artesanato, passeio ecológico, conversa com os produtores, apresentação musical, e refeição afro-brasileira composta por virado de feijão preto com farofa de milho, moqueca de banana-da-terra e saladas – sendo parte dos alimentos produzidos no quilombo.
Além de fortalecer as conexões entre as comunidades, o evento também promove o turismo de base comunitária que tem potencial como fonte de geração de renda e desenvolvimento socioeconômico, incluindo a rica diversidade de identidades culturais e fomentando a preservação o meio onde estas pessoas vivem.
Os próximos eventos do Festival Irmãos da Terra estão previstos para acontecerem em 2026, em fevereiro na Aldeia Txondaros Tekoá Mbaé, e em março no Assentamento 8 de Março.
Para saber mais informações acompanhe as redes sociais da associação Cânions Paulistas.
Realização: Cânions Paulistas
Parceria: Aldeia Txondaros Tekoa Mbaé, Assentamento 8 de Março e Quilombo Fazenda Silvério.
Apoio: Rede Sociotecnica do Sudoeste Paulista e Roteiro do Milho.
Patrocínio: Usina da Imaginação.
e













































