No primeiro boletim do mês de maio, divulgado dia 2, Itaí tinha 114 casos ativos, 1400 recuperados da doença e 35 óbitos. Havia 9 pacientes internados na Santa Casa. Até então 1.549 itaienses tinham contraído o coronavírus.
Nesta segunda-feira, 31, de acordo com o último boletim, os casos ativos subiram para 167, um aumento de 53. Durante esses dias, 10 itaienses morreram em detrimento da covid. 11 estão internados na Santa Casa.
Entretanto, um número em particular chama a atenção. No dia 2, eram 1549 casos contabilizados, e neste dia 31, são 1992, ou seja, durante o mês, 443 pessoas se contaminaram.
Devido a alta crescente na contaminação e consequentemente na demanda a administração municipal teve de agir. No dia 26, adquiriu 3 leitos de CTI (Centro de Terapia Intensiva) com gasometria para a Santa Casa.
A gasometria é um exame de sangue que avalia a necessidade de oxigênio extra do paciente. Além disso, uma autoclave para esterilização de materiais foi reativada e cedida ao hospital. Com isso, o procedimento passou a ser feito em Itaí, cortando custos terceirizados e otimizando a prestação do serviço, declarou a prefeitura.
Um dia depois, 27, a Prefeitura de Itaí anunciou a criação de mais 11 leitos no Setor de Atendimento Covid, no posto de saúde Planalto. No início da pandemia, havia 5 leitos de ambulatório; agora, o número saltou para 16 leitos, equipados com oxigênio. De acordo com a prefeitura a reposição de oxigênio, antes quinzenal, passou a ser praticamente diária – de 4 a 5 vezes por semana. O atendimento foi reestruturado, com conforto e distanciamento social – foi instalada uma tenda e uma área para espera e triagem.